
Manaus (AM) – Após desmoronamento do Porto da Terra Preta, em Manacapuru, na última segunda-feira (7), vídeos compartilhados nas redes sociais mostram um corpo que emergiu nas águas do rio Solimões.
O deslizamento provocou a abertura de uma cratera e resultou no desaparecimento de uma menina de 6 anos e um homem, de 36 anos, e mais de dez pessoas ficaram feridas. O Corpo de Bombeiros realiza buscas no local.
Dos 10 feridos, oito receberam alta e duas seguem internadas no Hospital Regional Lázaro Reis, de Manacapuru. Órgãos responsáveis ainda não informaram o que teria causado o desabamento.
O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que fiscaliza a estação hidroviária próxima ao acidente, sinalizou a área.
Uma equipe de técnicos será enviada de Brasília para fazer uma análise geológica do terreno e também mapear o impacto do deslizamento na estrutura do porto.
A Marinha informou que vai instaurar um inquérito para apurar o acidente.
Já a Defesa Civil esclareceu que ainda não é possível confirmar se desabamento foi causado pelo fenômeno de terras caídas, que ocorre durante o período de estiagem na região.
Em nota, a Marinha confirmou que localizou o corpo no rio Solimões, que será levado para perícia no Instituto Médico Legal do município.
Identificação
Horas após a nota do Corpo de Bombeiros confirmar a localização do corpo, o governo do Amazonas divulgou um comunicado para informar sobre a identificação.
Segundo o governo, se trata de Franklin Pinheiro de Souza, de 36 anos, que estava desaparecido desde segunda-feira, quando ocorreu o deslizamento de terra no Porto da Terra Preta, em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital).
Segundo o governo, as buscas seguem para localizar a criança de 6 anos, identificada como Letícia Correia de Queiroz.
Confira as notas.
MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 9º DISTRITO NAVAL
A Marinha do Brasil informa que a equipe de Busca e Salvamento da Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental (CFAOC) encontrou um corpo no rio Solimões nas proximidades do Porto da Terra Preta. O Corpo de Bombeiros foi acionado e efetuou a retirada do corpo, que será levado para perícia no Instituto Médico Legal de Manacapuru-AM.
Governo do Amazonas
O Governo do Amazonas informa que a equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) resgatou, na manhã desta quarta-feira (09/10), o corpo de Franklin Pinheiro de Souza, 36, que estava desaparecido desde a segunda-feira (07/10), quando ocorreu um deslizamento de terra no Porto da Terra Preta, em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital).
As equipes dos bombeiros permanecem no local, realizando buscas para localizar uma criança de seis anos, que também estava no local no momento do acidente e ainda está desaparecida. Após o acidente, dez pessoas foram encaminhadas para o Hospital Regional Lázaro Reis, de Manacapuru, com escoriações, das quais nove receberam alta e um paciente foi transferido para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, em Manaus.
Desde o dia do acidente, o Governo do Amazonas montou uma força-tarefa com atuação direta de servidores do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil do Amazonas, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Secretaria de Assistência Social (Seas), Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e das Polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM).
LEIA MAIS:
- Ministério Público vai apurar desabamento de terra em Manacapuru
- Governo do Amazonas envia equipes de salvamento para atuar em acidente no porto de Manacapuru
- Criança de 6 anos desaparece no deslizamento do Porto da Terra Preta em Manacapuru
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.