Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Manauaras voltam a reclamar de fumaça em Manaus neste domingo

Conforme o aplicativo Selva, que monitora a qualidade do ar em Manaus, por volta das 15h30, a cidade detectava pico de insalubridade de 149.

Manauaras voltam a reclamar de fumaça em Manaus neste domingo

Fumaça em Manaus (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Manaus (AM) – A capital do Amazonas, novamente, amanheceu sob uma nuvem de fumaça neste domingo (19), aparentemente fraca na primeiras horas do dia. Porém, por volta das 15h se itensificou e gerou reclamações nos manauaras que usaram as redes sociais para desabafar.

Uma das reclamações de internautas demonstra insatisfação com o poder público. “Mais um dia em Manaus, mais um dia e fumaça por aqui e nada se faz! São três meses vivendo isso todos os dias e ninguém se importa!”, escreveu um internauta.

Outra pessoa disse reclamou da qualidade do ar em Manaus e cobrou as autoridades competentes além de artistas que, ano passado, em período de campanha eleitoral, alarmavam sobre a situação de desmatamento descontrolado na Amazônia, no entanto, neste ano, as queimadas, bem como os problemas de desmatamento não ganharam tamanha proporção.

 “NOSSA MANAUS ESTÁ COBERTA DE FUMAÇA A DIAS! Esse e o ar que somos obrigados a respirar em plena Amazônia. CADÊ NOSSAS AUTORIDADES????????? CADÊ O GOVERNO? ??????????? CADÊ OS ARTISTAS??????????”, questionou.

 

Conforme o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar em Manaus, por volta das 15h30, detectava pico de insalubridade no ar de 149, pontuação baixa em comparação com um dos piores dias, quando a capital amazonense foi colocada como a segunda cidade com pior qualidade do ar no mundo, que detectava nível péssimo, acima dos 500.

(Foto: Reprodução/Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental – Selva)

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) não se manifestou.

Mais cedo, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) reclamou outra vez e perguntou do Poder Executivo “qual vai ser a justificativa esfarrapada para a fumaça dessa vez”.

O parlamentar completou a sua “insatisfação” afirmando que a capital só não está sofrendo mais por causa das chuvas que caíram sobre a cidade há alguns dias e levaram a fumaça para outro lugar.

“O Poder Executivo não está sendo efetivo de verdade em nenhuma das três esferas no combate às queimadas, à poluição do ar e à fumaça. Isso tem que mudar para ontem”, disse Mandel.

MAIS:

Joana e Mayra estão ‘indignadas’ com a fumaça, mas não atuam para coibi-la

Fumaça no céu de Manaus sufoca manauaras e respirar se tornou um desafio

Prefeitura diz que Manaus está há 3 dias sem queimadas e explica que fumaça é do interior do Estado