Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Manaus 350 anos: X-Caboquinho agora é patrimônio cultural e imaterial da cidade

Projeto de lei do vereador Isaac Tayah (DC) foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira, 14, na Câmara Municipal de Manaus

Manaus 350 anos: X-Caboquinho agora é patrimônio cultural e imaterial da cidade

Iguaria genuinamente amazônica, o x-caboquinho agora é patrimônio cultural e imaterial da cidade de Manaus. A proposta de lei foi aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta segunda-feira, 14, e foi à sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).

De autoria do vereador Isaac Tayah (DC), o projeto de lei nº 202/2019 tem a pretensão de reconhecer a o sanduíche como um símbolo de Manaus e, não por acaso foi aprovado na semana que antecede os festejos de 350 anos do aniversário da capital amazonense.

Surgido da criatividade do manauense, o x-caboquinho já está inserido na culinária local e, nada mais é do que uma versão regional de um sanduíche feito com pão francês, lascas de tucumã, banana pacovã madura e frita, queijo coalho e manteiga.

O sanduíche pode ser encontrado em banquinhas de rua de café da manhã, nas feiras, mercados e mesmo lanchonetes de alto padrão. É praticamente uma unanimidade e um dos símbolos da culinária manauense.