Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Cidades

Manaus corre risco de ter vacinação contra covid-19 interrompida a partir de segunda

Manaus recebeu cerca de 210 mil doses e já vacinou mais de 100 mil pessoas até quinta-feira

Manaus corre risco de ter vacinação contra covid-19 interrompida a partir de segunda

Foto: Márcio Silva / Portal Amazonas1

Uma possível falta no estoque de doses das vacinas contra a covid-19 poderá acontecer, a partir da próxima semana. O alerta foi feito pelo deputado Serafim Corrêa (PSB), durante sessão realizada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na quinta-feira (11).

A preocupação do deputado se volta, principalmente para a questão da vacinação na capital, visto que, de acordo com ele, Manaus recebeu cerca de 210 mil doses e já vacinou mais de 100 mil pessoas, até às 14h, de quinta-feira, e já iniciou a aplicação da segunda dose.

Serafim acredita que a imunização é um dos melhores caminhos para reduzir o número de casos no estado e que, se não houver ações mais contundentes, poderá haver pausa na aplicação.

“Manaus tem cerca de 210 mil doses de vacina e isso dá para vacinar 105 mil pessoas. As vacinas que restam atenderão hoje (11) ou até amanhã (12), e aí o que virá depois?”, questionou Serafim, destacando que se tiver vacinas para todos, o comércio poderá reabrir.

O parlamentar sugeriu que o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus busquem suprir à necessidade diretamente com o Instituto Butantan e com a Fiocruz, responsáveis pela produção das vacinas Coronavac e AstraZeneca.

“Eu temo muito que o Programa Nacional de Imunização (PNI) não tenha celeridade que o Brasil esperava dele, porquê se é possível Manaus vacinar 15 mil por dia, seria possível São Paulo, que é dez vezes maior, vacinar 150 mil, mas não é isso que está acontecendo. Será uma frustração muito grande chegar na segunda-feira e dizer que acabaram as vacinas”, alertou Serafim Corrêa.

Leia mais: Manaus já vacinou quase 100 mil pessoas contra a covid-19

O Portal Amazonas 1 procurou a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas, para falar sobre essa possível falta de doses. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que “Infelizmente, o município não pode fazer compra direta, depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde”.

Ainda segundo a Semsa, quatro remessas de vacinas já foram enviadas a Manaus pelo Ministério da Saúde, totalizando 207.312 doses. Destas, 133.172 são de CoronaVac/Butantan (equivalentes à primeira e segunda doses) e 74.140 de AstraZeneca/Oxford (equivalente apenas à primeira dose).

Já o governo estadual disse que busca ampliar, junto ao governo federal o envio de mais doses da vacina, de forma prioritária, podendo assim aumentar o número de pessoas imunizadas no estado.

Segundo o site da transparência da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), o Amazonas já recebeu mais de 550 mil doses da vacina, sendo que, desse total, 539.370 mil doses já foram distribuídas em todo o estado.