Manaus, 28 de abril de 2024
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Cidades

‘Manaus Mais Cidadã’ soma mais de 19 mil atendimentos na 2ª edição

Ao longo de todo o dia, foram ofertados atendimentos de todas as políticas públicas desenvolvidas pela gestão municipal

‘Manaus Mais Cidadã’ soma mais de 19 mil atendimentos na 2ª edição

Atendimento para a população (Foto: João Viana/ Semcom)

Manaus (AM) – Somente na segunda edição do mutirão “Manaus Mais Cidadã”, realizada no sábado (6), que reuniu todas as secretarias municipais e parceiros para oferecer mais de cem serviços públicos de forma totalmente gratuita à população, foram atendidas aproximadamente 7 mil pessoas por um ou mais serviços, em um total de 19.250 atendimentos.

A ação foi realizada na escola municipal Benjamim Matias Fernandes e no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Caio Carlos Frota de Medeiros, ambos no residencial Viver Melhor, 1ª etapa, na zona Norte da cidade.

“Para as pessoas que, normalmente, não conseguem se dirigir até as secretarias e outras unidades de atendimento por conta de dificuldades logísticas e sociais, o ‘Manaus Mais Cidadã’ vem para ser uma alternativa, por reunir, no mesmo local, vários serviços. Acessibilizar e levar a plena cidadania a todos é, definitivamente, a principal missão da Prefeitura de Manaus e a população pode ver isso muito bem hoje”, disse o secretário da Semasc, Eduardo Lucas.

Ao longo de todo o dia, foram ofertados serviços de todas as políticas públicas desenvolvidas pela gestão municipal, como inserção e atualização do Cadastro Único, emissão de documentação básica, atendimento psicossocial, assessoria jurídica, cadastro para vagas de emprego e diversos serviços de saúde. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destacou alguns dos serviços oferecidos pelas equipes de saúde durante o evento.

“Nós, da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), estamos presentes com vacinação, testes rápidos, consultas clínicas, aferição de pressão, dentre outros serviços”, enumerou a secretária.

Além de atendimentos clínicos, testes e exames, os profissionais da Saúde realizaram ações de educação, incluindo uma palestra sobre prevenção e controle do tabagismo, e a distribuição de kits de higiene bucal e de preservativos, entre outras atividades. Donos de cães e gatos puderam também vacinar e castrar seus pets no mutirão, sendo atendidos pelas equipes de especialistas em zoonoses da Semsa.

Cidadania
A dona de casa Valéria dos Santos, acompanhada das três filhas, foi uma das pessoas que aproveitou a oportunidade para levar as pequenas para receber kits de higiene bucal. Com a família toda reunida, Valéria elogiou a praticidade oferecida pelo mutirão, garantindo que faria o uso de outros diversos serviços ao longo do dia. “Às vezes, é muito difícil conseguir atendimentos durante a semana, então é muito bom quando uma ação assim acontece, porque a gente consegue passear, de sala em sala, e aproveitar um pouquinho de cada serviço, dependendo da necessidade”, afirmou.

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(Foto: João Viana/Semcom)

Já a moradora da zona rural do município e mãe do pequeno Johnny, de 2 meses, Ana Caroline Silva Costa, aproveitou a ação para emitir a Certidão de Nascimento do filho. “Sou moradora de zona rural, então é tudo um pouco mais difícil. Sou muito grata por, finalmente, ter conseguido tirar a certidão dele aqui, gostei bastante, fui muito bem tratada e o atendimento, no geral, foi simplesmente ótimo”, afirmou.

Mais serviços
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) participou oferecendo os serviços da pasta: a Guarda Municipal, garantindo a segurança; a Ouvidoria, recebendo denúncias e fornecendo orientação, e a Defesa Civil, atendendo ocorrências de forma imediata e conscientizando a população mais jovem por meio de cartilhas.

“Hoje, estamos participando do segundo ‘Manaus Mais Cidadã’ da Semasc, juntamente com todas as secretarias do município e algumas do Estado também. A Semseg acredita na importância do evento, porque ele traz cidadania e dignidade aos moradores da região. A gestão atual acredita nesse propósito”, explicou Thaís Rodrigues, ouvidora-geral da Semseg.

Já o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) ofereceu serviço de expedição da credencial de estacionamento para Pessoas com Deficiência (PcDs) e Idosos e contou, ainda, com ação educacional de trânsito com jogos pedagógicos, além de oferecer orientações sobre como expedir a carteira de Passe Livre nos ônibus do transporte público, cadastro de estudante para meia-passagem e gratuidade estudantil.

(*) Com informações da assessoria

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