Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cidades

‘Maus-tratos a animais em Manaus são constantes’, alerta ativista

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), somente em 2019, mais de 320 casos de maus-tratos a animais foram registrados

‘Maus-tratos a animais em Manaus são constantes’, alerta ativista

(Reprodução/Instagram)

“Maus-tratos a animais em Manaus são constantes”, é o que alerta o ativista da causa e acadêmico de medicina veterinária, João Sarmanho, que desenvolve o projeto Protetor dos Animais, que busca resgatar e dar assistências a animais em estado de vulnerabilidade. 

O ativista afirma que recebe, pelo menos, cerca de 10 casos de maus-tratos a animais por semana, por meio de sua conta no Instagram, onde tem mais de 14 mil seguidores. 

“Os casos de maus-tratos contra os animais têm crescido de forma exorbitante. É incrível a quantidades de denúncias que eu e minha equipe recebemos. Vídeos, fotos de pessoas espancando animais e, na maioria das vezes, até mesmo abandonando o animal na beira da rua”, explicou.

(Reprodução/Instagram)

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), somente em 2019, mais de 320 casos de maus-tratos a animais foram registrados. O órgão alerta que qualquer conduta que cause sofrimento aos animais, sejam domésticos ou silvestres, pode ser enquadrada nesse tipo de crime, e a denúncia é primordial para tirá-los das situações de sofrimento.

“A delegada Carla Biaggi, responsável pela Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema), tem feito tudo o que pode para que os animais tenham voz. As denúncias que são constatadas como verdadeiras são enviadas para a Justiça”, diz o ativista, que cobra do Governo uma estrutura mais eficiente em prol do animal, como abrigos e um hospital público veterinário. Segundo Sarmanho, apesar do esforço, a delegacia também não tem estrutura para fazer resgate, o que caracterizou como inadmissível.

Crimes

Conforme a SSP-AM, em janeiro deste ano, a Dema registrou 38 ocorrências de maus-tratos a animais, o que representou ao menos uma denúncia registrada por dia. Aqueles que cometem esses crimes, respondem a um inquérito. A pena para os casos variam de três meses a um ano de detenção, além de multas.

“Agressão, deixar de dar alimento, água, deixar o animal em espaço pequeno por muito tempo, deixar de dar o atendimento veterinário quando o animal estiver doente, todas essas situações se caracterizam como crime de maus-tratos, inclusive o abandono. Entre os casos, o envenenamento de animais tem ocorrido muito ultimamente”, salientou a delegada.

Zoofilia

Animais também são vítimas de abuso e estupro, conforme a delegada. Segundo ela, existem casos registrados no Amazonas em que pessoas comprovam os crimes de zoofilia com vídeos. “A zoofilia também é considerada crime, e existe o aumento da pena em caso de morte do animal”, explicou Carla Biaggi.

Denúncias

As denúncias à Dema podem ser feitas pelos números (92) 3239-3840 e o 99962-2340, ou basta comparecer no endereço delegacia, rua 27 de Novembro, nº 26, bairro Compensa, zona Oeste.