Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cidades

Pais antecipam a compra de material escolar para evitar fila e tumulto

Com o período de volta às aulas, o movimento de clientes aquece o comércio nas livrarias do Centro de Manaus neste início de ano

Pais antecipam a compra de material escolar para evitar fila e tumulto

(Foto: Márcio Silva)

Com a volta às aulas, a compra de material escolar aquece as vendas nas livrarias do Centro de Manaus.

A grande busca pelos produtos neste período faz com que os pais se antecipem, a fim de evitarem tumultos e filas.

O Amazonas1 foi nesta semana ouvir de perto as prioridades dos consumidores para os itens necessários para seus filhos.

“Esse é meu primeiro ano comprando materiais escolares para o meu filho e pensando em evitar tumulto, pois eu sei que nessa época do ano todas as livrarias ficam lotadas, eu decidi vir no início do mês, mas eu já venho pesquisando os valores desde o fim do ano passado. Agora estou comprando só o que falta”, disse a dona de casa, Loana de Abreu.

Pais e mães enfrentam livrarias com as listinhas para conferir se todos os materiais estão sendo comprados (Márcio Silva / Amazonas1)

Com quatro listas escolares, sendo de dois filhos e dois sobrinhos, Samirames Fleury aproveitou sua folga do trabalho para realizar as compras de uma só vez, para não ter que voltar depois.

“Antes de vir até a loja eu confiro os valores no site. Eu sempre busco os melhores preços, se a loja ganhar na maioria dos itens, com o valor bom, eu vou até ela. Eu vim com quatro listas, pois são as crianças lá de casa, e resolvi não perder tempo”, declarou. 

Regiane Gama é mãe de dois filhos e se diz esperta na hora de fazer as compras escolares.

“Eu não gosto muito de ficar andando de um lado para o outro em busca de livrarias, eu sempre venho para o Centro, pois sei que aqui vou encontrar tudo o que eu preciso. Eu dou preferência aos preços mais baixos, e neste início de janeiro consegui encontrar coisa boas, por preços bons e com loja tranquila na hora de comprar.”

Pais revisam lista escolar (Foto: Márcio Silva)

Fluxo de vendas

Para Grace Siqueira, gerente de compras de livraria há 17 anos, o número de pessoas neste inicio de mês está bom, mas não superou o movimento na mesma temporada no ano passado.

“Os pais que viajam já se antecipam para as compras, já os demais vêm pelo fim de janeiro ou inicio de fevereiro. Nesses  dias que o fluxo de clientes se intensifica mais ainda”. 

“Esse ano o fluxo está reduzido, mas estamos sempre com planejamento para atrair os clientes. Iniciamos em junho do ano passado esse processo, pegando os menores preços daquele período para repassar aos nossos clientes, com o mesmo valor atualmente. Mas o cliente tem que se antecipar para não perder esse estoque de produtos mais baratos.”

Fiscalização

Na quinta-feira, 9, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec) deu início à operação “Volta às Aulas”, para identificar e fiscalizar práticas abusivas e sobrepreços de livrarias e de material escolar.

O cliente que tiver conflitos de consumo pode acionar o órgão pelo [email protected] telefone 0800 092 1512 ou na sede do Procon-AM, na Av. André Araújo, 1500, Aleixo com o funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 14h.

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), por intermédio da 81ª Promotoria de Defesa do Consumidor (Prodecom), irá intensificar as recomendações para evitar a exploração ilegal do consumidor nessa época de compra de materiais.