Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

Seduc nega informação sobre 15 escolas de Manaus com casos de covid-19

Segundo a Seduc, quatro membros da comunidade escolar foram confirmados com coronavírus, em diferentes unidades de ensino

Seduc nega informação sobre 15 escolas de Manaus com casos de covid-19

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) informou, por meio de nota, que não procede a informação de que 15 escolas de Manaus estariam apresentando casos de alunos ou professores com coronavírus.

O rumor veio à tona nessa terça-feira (12) e passou a circular nas redes sociais, após o primeiro caso confirmado de coronavírus contraído por uma professora da Escola Estadual Maria do Céu Vaz D´Oliveira, no Conjunto Manoa, zona Norte de Manaus.

Leia mais: Associação de professores faz campanha contra retorno das aulas nas escolas públicas

De acordo com a nota, a Secretaria de Educação tinha a confirmação de testes positivos para a doença, entre quatro membros da comunidade escolar, em diferentes unidades de ensino.

“O monitoramento segue sendo realizado durante esta quinta-feira e qualquer atualização nos dados oficiais será informada pela pasta”, diz trecho da nota.

Leia mais: Escolas da rede pública de Manaus retornam às aulas presenciais

A Seduc informou, ainda, que “em todos os casos confirmados registrados tem tomado as devidas providências, previstas nos protocolos de saúde da rede pública estadual de ensino aprovados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM)”.

Contrapartida

O Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Aprom), no entanto, desmentiu a nota divulgada pela Seduc e afirmou que recebeu, até ontem, diversas denúncias de professores que testaram positivo para o coronavírus.

“Nós estamos aqui para dizer que quem está mentindo é a Seduc e, em especial, quem está mentindo é o secretário da Educação, o senhor Luís Fabian (…). Nós estamos aqui confirmando que o sindicato recebeu, até o dia de ontem, várias denúncias onde nos aparecem 18 escolas com casos de professores com covid-19”, disse o professor Lambert Melo, do Asprom.

“Muitos desses casos são de professores que trabalham na Semed (Secretaria Municipal de Educação) e que fizeram o teste neste final de semana (…). Esses professores participaram da jornada pedagógica da semana passada sem saber que estavam infectados e certamente transmitiram o vírus para o seu colega de trabalho e para os alunos”, continuou.

Fiscalização

O professor Lambert Melo afirmou, também, que o sindicato irá até as escolas que foram denunciadas para realizar uma fiscalização e verificar quais providências já foram tomadas.

“Hoje à tarde, iremos na escola Maria do Céu Vaz, Samuel Benchimol e Homero de Miranda Leão, aqui na zona Norte para fazer a verificação e tentar descobrir o nome dos professores e quais as providências foram tomadas nessas escolas”, finalizou.