Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cenário

Máquina municipal: secretários de David estão de olho na eleição de 2022

Pauderney, Renato Júnior, Sabá Reis e Marcos Rotta podem se lançar na eleição em 2022, e todos com as bênçãos de David Almeida

Máquina municipal: secretários de David estão de olho na eleição de 2022

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – Numa tentativa de se venderem como viáveis em 2022, secretários da gestão de David Almeida (Avante) na Prefeitura de Manaus estão se lançando ao público como possíveis candidatos na eleição geral deste ano. Para isso, a máquina de comunicação já está “rodando” a todo vapor.

Nomes como Pauderney Avelino, Sabá Reis, Renato Júnior e até o vice-prefeito, Marcos Rotta, estão querendo voltar ou são cotados aos parlamentos estaduais e federais, com as bênçãos do próprio chefe. Postagens nas redes sociais, inclusive, dão o tom de uma pré-campanha.

Leia mais: Secretários de David Almeida são cobrados por vereadores na CMM

É o caso, por exemplo, do próprio Pauderney, que comanda a Secretaria Municipal de Educação (Semed). Em uma de suas postagens mais recentes no Instagram, o secretário da pasta inaugurou uma série de vídeos intitulada “Vida Profissional”. No primeiro episódio da série, ele diz que sua vida é fundamentada na educação, e que além de ser “operário de chão de fábrica”, também foi professor.

eleição
Foto: Reprodução

Pauderney, inclusive, dá indícios de que pode se afastar de David Almeida para se candidatar na eleição de 2022. O secretário é filiado ao Democratas, que formalizou união com o Partido Social Liberal (PSL) para juntos, formarem o “mega partido” União Brasil, cujo registro ainda está pendente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em outubro, o partido confirmou que o ex-governador Amazonino Mendes é o pré-candidato da sigla ao governo do Amazonas.

Renato Júnior

Outro que está na mesma esteira é Renato Júnior, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). O gestor já é um velho companheiro de caminhada de David Almeida: em 2018, foi candidato a deputado estadual pelo mesmo Avante, partido onde está atualmente.

Na postagem mais recente no Instagram, o secretário aparece vestindo um chapéu caipira, e aparece na frente de diversos pacotes de insumos e rações. A imagem ainda traz Renato ao lado de produtores rurais, com o texto “insumos para produtores rurais”, em alusão à entrega de rações para piscicultores e avicultores no ramal do Pau Rosa, na rodovia federal BR-174.

eleição
Foto: Reprodução

Vale dizer que, no início de 2021, Renato Júnior foi ao cartório assinar um compromisso dizendo que não se candidataria a deputado na eleição de 2022. O secretário, inclusive, não prestou contas relativas à campanha de 2018, o que também o impede de ocupar cargos eletivos, como explicou a advogada Denise Coelho.

“A não prestação de contas segundo o que estabelece na lei supramencionada implicará no impedimento à obtenção da certidão de quitação eleitoral até o final da legislatura, perdurando até que as contas sejam apresentadas por ele. Implicando, assim, na impossibilidade de nova candidatura, dessa forma o candidato deverá regularizar a sua situação o mais breve”, explicou a advogada Denise Coelho.

“Hoje é dia 16 de fevereiro e estou saindo do cartório, onde eu fiz uma escritura deixando registrado que eu não serei candidato a nenhum cargo no próximo ano de 2022. Estou nesta pasta para trabalhar para mudar uma realidade de muitos anos, quero então pedir apoio dos feirantes, populares e políticos”, disse Renato Júnior, num trecho do vídeo que foi divulgado em seu perfil no Instagram.

Sabá Reis

Outro dos secretários de David que está tentando se colocar como opção viável em 2022 é Sabá Reis. O parintinense, que já foi vereador de Manaus e deputado estadual, está caminhando com David Almeida desde as eleições de 2022, e tem sido visto como uma das pontes entre David Almeida e Alfredo Nascimento, presidente estadual do PL, do qual Sabá faz parte.

Sabá
Foto: Reprodução

Sabá, que é titular da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), publica diariamente as ações da pasta no seu perfil pessoal, como se fossem ações suas. O secretário, inclusive, faz questão de enaltecer a figura de David Almeida em todas as ações e publicações, com o slogan “o trabalho não para”.

Marcos Rotta

O vice-prefeito de Manaus é um dos mais cotados para disputar um cargo legislativo ou majoritário nas eleições de 2022. Rotta, que já foi apresentador de TV, também já foi deputado estadual, e por um curto período, também foi deputado federal. No entanto, em 2016, deixou a Câmara para assumir o cargo de vice-prefeito de Manaus pela primeira vez, na chapa de Arthur Neto (PSDB), com quem brigou.

Nos quatro anos seguintes, Rotta passou por diversos cantos e recantos até “se chegar” a David Almeida. O vice-prefeito, que estava no PSDB, saiu do ninho tucano em 2017, sob a justificativa de “incompatibilidade de interesses”. Nos bastidores, entretanto, diz-se que a saída de Rotta se deveu ao fato de que ele foi preterido em favor de Arthur Bisneto (PSDB) a ser candidato a vice-governador na chapa de Omar Aziz (PSD), na eleição de 2018.

David Almeida
Rotta é vice-prefeito pelo segundo mandato. Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom

Já em 2018, quando Amazonino e Arthur estavam distantes, o ex-governador convidou Rotta, já licenciado do cargo de vice-prefeito, para ser titular da Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Manaus, onde Rotta dirigiu ações de infraestrutura. Quando o mandato do governador terminou, o vice-prefeito foi autorizado a voltar à Prefeitura, e em 2020, foi candidato a vice-prefeito na chapa de David.

Nos bastidores, já se comenta que o vice-prefeito quer, a qualquer custo, se candidatar na eleição de 2022. Atualmente filiado ao Democratas, Rotta pode caminhar ao lado de Amazonino Mendes, que vai ser candidato do União Brasil. No entanto, caso caminhe ao lado de Amazonino, ele pode ter que deixar a gestão de David Almeida, uma vez que o atual prefeito e o ex-governador são inimigos ferrenhos.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter