Manaus, 3 de julho de 2024
×
Manaus, 3 de julho de 2024

Cidades

Marca amazonense ocupa ranking de café impróprio para consumo

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária detectou a presença de matérias estranhas e outras impurezas acima dos limites permitidos pela legislação vigente.

Marca amazonense ocupa ranking de café impróprio para consumo

(Foto: Reprodução/Freepik)

Manaus (AM) – Uma lista de cafés impróprios para consumo, divulgada pelo Ministério da Agricultura na última sexta-feira (28), coloca a marca amazonense Café do Norte no topo do ranking nacional.

A divulgação ocorre após análise do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, que detectou a presença de matérias estranhas e outras impurezas acima dos limites permitidos pela legislação vigente, a Portaria n.º 570.

Segundo a portaria, são consideradas matérias estranhas, grãos ou sementes de outras espécies vegetais, além de areia, pedras, torrões e outras sujeiras; as impurezas são cascas, paus e outros detritos provenientes do próprio pé de café.

(Foto: Divulgação/Ministério da Agricultura)

Os produtos considerados impróprios para consumo deverão ser recolhidos pelas empresas responsáveisA ação está respaldada pelo artigo 29-A do Decreto 6.268/2007, que prevê a aplicação do recolhimento em casos de risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos.

 

LEIA MAIS: