(Foto: Reprodução/Redes Sociais Instagram @omaraziz.senador @mariadocarmoseffair @tadeudesouza)
Manaus (AM) – O nome do senador Omar Aziz (PSD) desidrata, enquanto adversários apresentam crescimento. Dados comparativos são de pesquisas realizadas nos meses de outubro e dezembro pelo Instituto Real Time Big Data.
A liderança não mudou. Omar Aziz continua liderando todos os cenários das Eleições Gerais de 2026, inclusive o de rejeição. No entanto, perdeu pontos percentuais em algumas configurações, enquanto adversários na disputa apresentaram crescimento.
Cenário 1
Em outubro, foram realizadas 1.200 entrevistas, entre os dias 8 e 9 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Nesse cenário, Omar Aziz aparece com 43%. A pré-candidata ao governo, a empresária Maria do Carmo Seffair (PL), vem em segundo lugar, com 22%. Já o atual vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), tem 10%.
Na pesquisa do mês de dezembro, Omar Aziz aparece com 42%. Enquanto isso, a pré-candidata ao governo, a empresária Maria do Carmo Seffair, cresceu três pontos percentuais e passou a aparecer com 25%. O atual vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), registra 11%. No levantamento, foram realizadas 1.200 entrevistas, entre os dias 11 e 12 de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Cenário 2
No segundo cenário das pesquisas realizadas em outubro e dezembro, o nome do deputado federal Capitão Alberto Neto é considerado e aparece mais competitivo na disputa com Omar Aziz, mesmo que Alberto Neto afirme ser candidato ao Senado. Em outubro, Omar Aziz aparece com 38%. O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) chega a 34%. Tadeu de Souza tem 9%.
Em dezembro, o senador mantém 38%, em empate técnico com Alberto Neto, que chega a 35%. Tadeu de Souza soma 10%. Nesse período, Omar Aziz manteve os pontos percentuais, enquanto Alberto Neto e Tadeu de Souza apresentaram crescimento.
Cenário 3
Em um terceiro panorama, o nome do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), é testado entre as intenções de voto. Nesse cenário, o senador apresenta 36%, enquanto o prefeito David Almeida tem 28% e Maria do Carmo Seffair registra 18%.
Com os mesmos nomes testados, Omar Aziz ainda desponta e apresenta crescimento entre outubro e dezembro, alcançando 37%. Já o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), caiu para 26% das intenções de voto, enquanto Maria do Carmo Seffair subiu três pontos percentuais e chegou a 21%.
Cenário 4
No quarto cenário, em outubro, Omar Aziz chegou a 32%. Na sequência, Capitão Alberto Neto aparece com 30%, enquanto David Almeida registra 26%.
Em dezembro, com a mesma configuração de nomes, Omar Aziz chega a 33%, empatado tecnicamente com Capitão Alberto Neto, que aparece com 32%. David Almeida tem 25%.
Eleições de 2026.
O único elemento que pode ser considerado “acertado” para as Eleições Gerais de 2026 é a data em que serão realizados o primeiro e o segundo turno do pleito. Já no que se refere aos nomes que irão disputar as eleições, tudo segue em conversas de bastidores e especulação.
Apesar disso, figuras políticas já colocam seus nomes à disposição. Omar Aziz, atual senador da República eleito pelo Amazonas, é um deles. Em entrevista recente, voltou a afirmar que só não será candidato ao Governo do Amazonas se “Deus não quiser”.
Maria do Carmo é a figura política escolhida pelo Partido Liberal para disputar o Governo do Amazonas e tentar angariar votos do eleitorado conservador do estado.
Quanto aos nomes de Tadeu de Souza e David Almeida, não houve confirmação oficial de disputa. Tadeu de Souza é o atual vice-governador do Amazonas e pode assumir o governo caso Wilson Lima se descompatibilize para concorrer ao Senado. Nesse cenário, Tadeu de Souza poderia disputar o Governo do Amazonas.
Nesse campo de possibilidades, o nome de David Almeida também surge como especulação. No entanto, até o momento, o prefeito de Manaus reafirma que não será candidato ao Governo do Amazonas e afirma estar focado na gestão da capital.
LEIA MAIS:





