Manaus, 13 de abril de 2024
×
Manaus, 13 de abril de 2024

Cidades

Missa de Cinzas abre a Quaresma refletindo a ‘Amizade Social’

Para ajudar na reflexão da Quaresma, a igreja lança a Campanha da Fraternidade deste ano, baseado na Carta Encíclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos).

Missa de Cinzas abre a Quaresma refletindo a ‘Amizade Social’

(Foto: Arquidiocese de Manaus)

Manaus (AM) – Nesta quarta-feira (14), a Igreja Católica celebra a Missa de Cinzas — primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental, 40 dias que antecede a Páscoa para os cristãos católicos. Na capital amazonense, a Arquidiocese realiza a celebração no Largo São Sebastião, em frente a Rádio Rio Mar, no Centro, com a acolhida marcada para as 8 horas.

Conforme a Arquidiocese, as cinzas que os católicos recebem neste dia é um “símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana”. Início também de um período de reflexão, jejum, oração e caridade.

https://www.instagram.com/p/C3GHZiUOS9C/

Para ajudar na reflexão, a igreja realiza a Campanha da Fraternidade, que neste ano apresenta o tema “Fraternidade e Amizade Social”, e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, baseada na citação bíblica Mt 23,8.

Segundo cardeal dom Leonardo Steiner, o tema deste ano também é baseado na Carta Encíclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos), do papa Francisco, que alerta para o individualismo radical e incentiva a fraternidade entre todos.

“O respeito, a convivência harmônica, a confiança que temos nas pessoas, esse espaço onde podemos dialogar, dizer o que sentimos, podemos expor as nossas aflições. É que a amizade acolhe, amizade reconcilia, a amizade fortalece e encaminha na vida e se fundamenta na fraternidade”, disse.

O cardeal explica que em Manaus existe a tradição nas comunidades de refletir em diversos momentos as realidades da Campanha da Fraternidade.

“Em Pentecostes nós retomamos, a Cáritas retoma, também, a CNBB retoma por ocasião da coleta feita no mês de novembro, na festa de Cristo Rei também se retoma. Mas é uma realidade que vamos ter que ir retomando porque existe muita tensão, muita violência, o respeito pela pessoa do outro não é levado em consideração, falta respeito, falta perceber a dignidade que a pessoa tem”, disse.

https://www.facebook.com/100064376844355/videos/892939986165681

Cinzas

Na missa de cinzas o padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus.

A Quaresma é um sinal da nossa conversão, um retiro pascal em que se faz oração, jejum e dá esmolas (solidariedade e misericórdia). Inicia na quarta-feira de cinzas e termina no Sábado de Aleluia, anterior ao Domingo de Páscoa.

LEIA MAIS: