Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Política

Morre ex-ministro da Ciência Marco Antonio Raupp

O ex-ministro Marco Antonio Raupp, do MCTI, foi vítima de insuficiência respiratória aguda em decorrência de um tumor cerebral

Morre ex-ministro da Ciência Marco Antonio Raupp

Foto: Reprodução Alexandre Garcia

BRASÍLIA, DF – O ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)o, Marco Antônio Raupp morreu neste sábado (24), vítima de insuficiência respiratória aguda em decorrência de um tumor cerebral.

Marco Antônio Raupp comandou o MCTI de janeiro de 2012 a março de 2014, durante governo de Dilma Rousseff (PT). Em seu currículo também constou a direção Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e a presidência da (Agência Espacial Brasileira (AEB).

Nas redes sociais, quem lamentou a morte de Raupp foi o jornalista Alexandre Garcia. Eles eram primos e Garcia disse que o mais brilhante cérebro de sua família havia partido.

Leia mais: ‘PP passa a ser uma possiblidade de filiação’, diz Bolsonaro

“Foi embora o mais brilhante cérebro da família. Meu primo Marco Antônio Raupp, que era diretor do Parque Tecnológico, foi presidente da Agência Espacial, da SBPC, diretor do INPE, Ministro da Ciência e Tecnologia. Doutor em Chicago, professor da UNB e USP. Hoje, aos 83, câncer”, disse o jornalista sobre o primo.

Perfil

Raupp nasceu em 9 de julho de 1938 em Cachoeira do Sul, a cerca de 200 km de Porto Alegre. Cursou o ensino médio e  faculdade de física na capital gaúcha. Fez mestrado em matemática na Universidade de Brasília (UnB) e doutorado na mesma área na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Livre-docente pela USP (Universidade de São Paulo), atuou como professor associado do Instituto de Matemática e Estatística.

No Inpe, onde foi diretor-geral de 1985 a 1989, criou o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.

Como ministro, foi responsável pela criação de vagas de ensino superior na rede pública em São José dos Campos, onde viveu por 36 anos. Em 2013, criou a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

(*) Com informações do Poder360

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter