Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

MP vai fiscalizar oferta de vagas em creches municipais

Além do aluguel de prédios para ampliar as vagas em creches, Semed também deve fazer convênios com creches privadas já existentes

MP vai fiscalizar oferta de vagas em creches municipais

Foto: Mário Oliveira/Semcom

MANAUS, AM – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) vai fiscalizar a oferta de vagas nas creches da rede municipal de ensino, além de outras ações que devem ser implementadas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A oferta das vagas está prevista na Meta 1 do Plano Municipal de Educação, que foi alvo de recomendação do MP neste ano visando o cumprimento do Programa Procreche.

De acordo com a promotora Delisa Ferreira, da 59ª Promotoria de Justiça da Educação, é preciso acompanhar se as ações planejadas estão gerando os resultados esperados. Segundo ela, o Procreche está apenas priorizando o aluguel de prédios para ampliar a oferta de vagas em creches.

Leia mais: Vagas em creches municipais serão sorteadas na próxima terça-feira

“Com a recomendação, queremos assegurar que a Semed dê prioridade à ampliação da oferta de vagas por meio de convênios com creches que já existem e que já funcionam. Incluímos aí, por exemplo, as confessionais e filantrópicas”, aponta.

Na recomendação, o MP quer que pelo menos 50% das crianças de 0 a 3 anos estejam em creches até 2025. O Ministério Público também quer que a ampliação das matrículas priorize as regiões da cidade que tenham a maior demanda de crianças.

Já para a construção das novas unidades educacionais, o MP recomenda uma avaliação prévia dos espaços físicos e proposta pedagógica da unidade, conforme as normas prescritas quanto à localização, acesso, segurança, meio ambiente, salubridade, saneamento, higiene, tamanho, luminosidade, ventilação e temperatura, de acordo com a diversidade climática regional, além da adequação dos espaços internos e externos às diferentes funções da instituição de Educação Infantil.

(*) Com informações da assessoria.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.