Manaus, 19 de outubro de 2026
×
Manaus, 19 de outubro de 2026

Cenário

Na reta final, Maria do Carmo busca reforço de Flávio Bolsonaro para tentar virar eleição no Amazonas

Senador retorna a Manaus após conquistar mais de 641 mil votos na capital no primeiro turno e participa de ato do PL na Ponta Negra.

Flávio Bolsonaro retorna a Manaus para participar de ato político ao lado de Maria do Carmo na reta final da campanha (Foto: redes sociais)

Manaus (AM) — O candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), já está em Manaus nesta segunda-feira (19) para participar de um ato político ao lado da candidata ao Governo do Amazonas, Professora Maria do Carmo (PL).

A presença do senador na capital amazonense foi anunciada por Maria do Carmo nas redes sociais. Em publicação, a candidata afirmou: “Olha só quem já está na área! Hoje, a gente derruba a esquerda e a velha política no Amazonas!”

Flávio participa do “Bloquinho do 22”, mobilização do PL marcada para esta segunda-feira, na avenida principal do complexo turístico da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus.

Flávio venceu Lula em Manaus no primeiro turno

No primeiro turno das eleições de 2026, Flávio Bolsonaro foi o candidato mais votado para a Presidência da República em Manaus. Segundo os dados da apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o senador recebeu 641.864 votos, correspondentes a 54,28% dos votos válidos na capital.

Lula ficou em segundo lugar, com 439.027 votos, equivalente a 37,13%. A diferença entre os dois candidatos foi de 202.837 votos, ou 17,15 pontos percentuais.

A visita ocorre na última semana de campanha antes do segundo turno, marcado para domingo (25). Flávio disputa a Presidência com Lula, enquanto, no Amazonas, Maria do Carmo enfrenta o senador Omar Aziz (PSD) na disputa pelo governo estadual.

Ato na Ponta Negra

Além de Flávio Bolsonaro, o evento deve contar com a participação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), de Lucas Pavanato (PL-SP) e do senador eleito Marcel van Hattem (Novo-RS).

A participação dos políticos foi divulgada por Maria do Carmo nas redes sociais. O ato faz parte da estratégia do PL para mobilizar apoiadores na reta final da campanha eleitoral. No Amazonas, a eleição para o governo estadual também será decidida no segundo turno entre Maria do Carmo e Omar Aziz.

Lula não visitou Manaus durante a eleição

Enquanto Flávio Bolsonaro retorna à capital amazonense para participar de um ato político, Lula não esteve em Manaus durante nenhum dos dois turnos das eleições de 2026. A ausência do presidente na capital ocorreu em meio ao cenário de fumaça intensa, mudanças climáticas e preocupações relacionadas à saúde da população.

A presença de Flávio ocorre poucos dias antes do segundo turno das eleições, marcado para o próximo domingo (25 de outubro), quando os eleitores irão às urnas para definir o próximo presidente da República. No Amazonas, a disputa pelo governo estadual também será decidida na mesma data, com Omar Aziz (PSD) e Maria do Carmo (PL) na disputa pelo cargo de governador.

LEIA MAIS: