Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Política

Nome de filha de Lula começa a ser cogitado para disputar eleições em 2022

Jornalista ganhou projeção nacional ainda criança, quando sua mãe apareceu no programa de Collor, um dos episódios mais deploráveis da política brasileira

Nome de filha de Lula começa a ser cogitado para disputar eleições em 2022

Foto: Divulgação

O nome de Lurian Lula da Silva começou a ser cogitado para disputar as eleições deste ano. 

A filha do ex-presidente da República vive atualmente em Sergipe e trabalha na equipe do senador Rogério Carvalho (PT-SE).

Leia mais: Sem avisar Doria, PSDB reúne com MDB para decidir escolha de candidato a presidente

Conhecida no Brasil

Lurian Lula ganhou projeção nacional ainda quando era criança, em 1989, após sua mãe, a enfermeira Miriam Cordeiro, ex-namorada de Lula, aparecer na reta final da campanha presidencial, no programa eleitoral do então candidato Fernando Collor.

Ela contou que, quando ficou grávida, Lula lhe oferecera dinheiro para abortar e acusou o ex-namorado de racista. O depoimento teve grande repercussão e abalou a candidatura de Lula, que perdeu a eleição.

O episódio entrou para a história política do país como uma de suas passagens mais deploráveis. “Fui citada como filha bastarda”, diz Lurian. “Que filha bastarda, se o declarante da minha certidão de nascimento era ele?” O episódio é superado entre mãe e filha. Lula nunca mais falou com Miriam Cordeiro.

(*)Com informações da colunista Mônica Bérgamo da Folha de S. Paulo