Manaus (AM) – O Cemitério São João Batista, localizado no bairro São Geraldo, na zona Centro-Sul de Manaus, além de servir como local de sepultamento, guarda elementos históricos e culturais significativos para a cidade. Na necrópole mais antiga de Manaus, estão sepultadas personalidades que fizeram história no Amazonas, como o ex-deputado Wallace Souza, o ex-senador Jefferson Peres e o ex-governador Eduardo Ribeiro.
O Portal AM1, neste Dia dos Finados (2), relembra que, apesar de o cemitério ser um dos mais visitados da cidade, figuras importantes para a política local foram esquecidas com o passar do tempo, como no caso de Jefferson Peres e Eduardo Ribeiro.
No jazigo de Jefferson Peres, ex-senador reconhecido por sua integridade e honestidade, o silêncio é quebrado por visitantes que, segundo coveiros, passam horas “conversando” com ele. Não se sabe ao certo se são familiares ou admiradores, mas alguns dos poucos que o visitam sentem-se à vontade para compartilhar histórias ou prestar homenagens ao político, que faleceu em 2008, aos 76 anos, vítima de um infarto.
Já o túmulo de Eduardo Ribeiro, ex-governador que foi fundamental para transformar Manaus na “Paris dos Trópicos” durante o ciclo da borracha, também recebe visitantes, mas em menor número.
Responsável por obras icônicas, como o Teatro Amazonas e o Reservatório do Mocó, Ribeiro descansa em um jazigo simples, que, muitas vezes, passa despercebido. “Raramente aparece alguém; geralmente só vêm [visitantes] aqui por conta de trabalhos escolares”, comenta um dos responsáveis pelo cemitério.
Em contraste, o túmulo de Wallace Souza, ex-deputado e figura controversa que teve sua trajetória pública narrada na série da Netflix “Bandidos na TV” em 2019, é um dos mais visitados. Muitos visitam o jazigo por admiração, outros apenas pela curiosidade em torno de sua história, afirmam coveiros que trabalham no local.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.