Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Notícias

PL quer proibir uso de ‘narguilé’ por menores de 18 anos em Manaus

Segundo vereador, prática está virando moda entre jovens manauaras e é tão prejudicial a saúde como o cigarro. PL foi deliberada hoje,2, na CMM

PL quer proibir uso de ‘narguilé’ por menores de 18 anos em Manaus

Ilustrativa (Pixabay)

O Projeto de Lei 292/2019, que proíbe a venda, distribuição e uso do cachimbo ‘narguilé’ a menores de 18 anos, foi deliberada na Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 2.

Segundo o autor da PL, vereador William Abreu (PMN), a prática está “virando moda” entre os jovens e o hábito é tão prejudicial para saúde como o cigarro. ” É um projeto polêmico, é possível que alguns jovens fiquem chateados, mas no futuro irão entender, pois é necessário criar esses mecanismos de defesa,” destacou.

O narguilé é um aparelho usado para o fumo no qual é aquecida uma mistura de tabaco e a fumaça produzida é aspirada pelo fumante por meio de uma mangueira. Esse é um hábito que vem crescendo entre os jovens e adolescentes e merece atenção, segundo o vereador, pois além dos riscos para a saúde que já são associados ao consumo do cigarro, pode transmitir também doenças contagiosas como a herpes e a tuberculose, uma vez que, na maioria das vezes o cachimbo é compartilhado por grupos de pessoas.

(*) Com informações da assessoria