Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cidades

Novo Caderno de Debates do Inpa foca em Ciência e Literatura

'Literatura e Ciência: conexão possível, talvez necessária' trata de assuntos como biodiversidade, recursos pesqueiros e outros

Novo Caderno de Debates do Inpa foca em Ciência e Literatura

Foto: divulgação / INPA

Amazonas – O Caderno de Debates do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), criado por meio do Grupo de Estudos Estratégicos Amazônicos (Geea), terá como tema a relação entre a Ciência e a Literatura.

A décima nona edição do caderno é organizada pelo secretário-executivo do Geea, Geraldo Mendes, e a diretora do Inpa, Antônia Franco, ambos pesquisadores do Inpa. A edição é da Editora do Instituto.

O Tomo (impresso) tem o objetivo compartilhar informações, conhecimentos, experiências e visões de mundo. Além de aportar ideias novas e originais sobre a temática. A obra visa trazer subsídios aos acadêmicos, gestores, tomadores de decisão e cidadão comum, interessados em aprimorar seu desempenho pessoal e profissional.

A obra “Literatura e Ciência: conexão possível, talvez necessária” trata de assuntos complexos, como Biodiversidade, Evolução biológica, Recursos pesqueiros, Domesticação da floresta e Papel do Estado brasileiro, mas é escrita em linguagem simples, informal e acessível.

Nela, os autores lembram que a Ciência e a Literatura trabalham com a palavra, o texto, os conceitos e os discursos.

Leia mais: Árvore mais antiga da Amazônia é transformada em obra de arte por coletivo Britânico

Para Geraldo Mendes, um dos autores, o impresso é uma forma de promover ainda mais o conhecimento, seja pela Ciência ou pela Literatura.

“Cada uma dessas duas vertentes adota linguagem e métodos singulares, mas ambas são plurais no propósito de combater a ignorância e o preconceito, alcançar o conhecimento pleno e promover o desenvolvimento humano, em escala universal”, destaca Mendes.

De acordo com Mendes, a obra comemora 14 anos de atuação do Geea e é preâmbulo para o próximo Tomo, que completa um ciclo de 20 volumes com abordagens sobre diversos temas.

Todos os tomos do Caderno de Debates do Geea podem ser acessados gratuitamente no portal eletrônico do Inpa, no item Publicações.

“Literatura e Ciência: conexão possível, talvez necessária” 

Escrito por dois pesquisadores que tiveram uma trajetória acadêmica comum, ambos egressos da pós-graduação do Inpa. Mocyr Medri, do curso de Botânica, e Geraldo Mendes, do curso de Biologia de Água Doce e Pesca Interior. Medri é professor de Ecofisiologia botânica na Universidade Estadual de Londrina e agora também escritor de romances, enquanto Mendes é pesquisador na área de Ictiologia e agora também Filósofo da Ciência.

 

(*) Com informações da assessoria