Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cidades

Novo formato de funcionamento do Caic+ Ana Braga é aprovado pela população

O agendamento de atendimentos no Caic+ Especialidades ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), seguindo critérios de prioridade e gravidade

Novo formato de funcionamento do Caic+ Ana Braga é aprovado pela população

Foto: Arthur Castro / Secom

MANAUS, AM – O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic+ Especialidades) Ana Maria dos Santos Pereira Braga, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou 2.332 atendimentos, desde sua reinauguração em janeiro deste ano, e tem sido aprovado pela população, que encontrou, próximo de casa, um local com atendimentos de diversas especialidades e de qualidade.

Com poucas opções perto de casa, a mãe, Daniele Gonçalves, e o pai, Francisco José, de Ana Laura, 12, encontraram no Caic+ Especialidades Ana Braga atendimento para a filha que precisava de acompanhamento psicológico.

“Aqui eu consegui encontrar o atendimento psicológico, consegui encontrar pessoas realmente comprometidas com o bem-estar e a saúde da minha filha. A evolução da minha filha está sendo muito satisfatória. É um trabalho de comprometimento, tanto da família, como dos profissionais”, comemorou Daniele.

Na 13ª sessão a jovem acredita que o atendimento tem melhorado o seu dia a dia e também aprova o novo centro. “Eu sinto que é muito bom para mim, tanto que, até eu mesma, percebi a minha evolução, todo mundo aqui é muito bom com aqueles que realmente precisam”, afirmou Ana Laura, que foi encaminhada para o atendimento após apresentar sintomas de depressão.

Leia mais: Wilson Lima confirma prorrogação do concurso da Seduc e 350 profissionais são convocados

Novidades 

Com a recém-inauguração e a reorganização do espaço, o Caic+ Especialidades Ana Braga passou a atender seis novas especialidades, como neurologia, ortopedia, psiquiatria, endocrinologia, reumatologia e pneumologia. Além disso, o novo espaço recebeu novas ferramentas, materiais e aparelhos para aprimorar as especialidades que já eram oferecidas.

Mãe da paciente Tavine Moraes, 9, Tatiana Moraes relatou que a filha desde os oito meses realiza terapias. A jovem foi diagnosticada com paralisia cerebral meses após nascer. No espaço, mãe e filha encontraram um atendimento que ainda não tinham experimentado em oito anos de tratamento.

“Quando eu cheguei aqui na Ana Braga, realmente fiquei admirada. Ela tendo cada vez mais uma qualidade de vida melhor, para a gente é um sonho, e eu espero que a cada dia esse progresso cresça mais ainda”, afirmou Tatiana, acompanhando a filha em uma sessão de fortalecimento de membros inferiores.

Além das seis novas especialidades, o Caic+ Especialidades Ana Braga oferta serviços de apoio diagnóstico em neurologia, triagem neonatal, apoio terapêutico multidisciplinar em nutrição; psicologia; fisioterapia e fonoaudiologia, com ênfase na estimulação precoce e reabilitação neuromotora, para crianças e adolescentes com sequelas neurológicas.

Acesso 

O agendamento de atendimentos no Caic+ Especialidades ocorre via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), seguindo critérios de prioridade e gravidade. O paciente, de 0 a 17 anos, realiza o atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e recebe o encaminhamento para os serviços do Caic+ Ana Braga, que precisa ser inserido no Sisreg na unidade de saúde que solicitou o atendimento especializado.

A SES-AM orienta que os usuários mantenham o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) atualizado para receber informações do status do seu procedimento, consulta ou exame.

*Com informações assessoria