Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Colunistas

O que eu quero ser quando crescer?

O que eu quero ser quando crescer?

Foto: arquivo pessoal

Na escola ou em casa, é comum que nos perguntem qual profissão queremos exercer. Bem como, também surge aquela dúvida sobre qual curso escolher para cursar a faculdade, no momento em que estamos nos preparando para o vestibular. A escolha da profissão, entretanto, é uma realidade muito complexa, pois muitos jovens não conseguem ter a certeza de qual caminho profissional percorrer, e qual será o curso certo, afinal, essa escolha é para a vida toda e uma decisão mal tomada pode resultar em frustração.

Escolher um curso certo não é só ter identificação, mas também saber fazer um “predict” é fundamental, principalmente para quem quer ter uma profissão que traga um ótimo retorno financeiro. Conseguir se destacar no mercado e ter um bom emprego é o sonho da maioria das pessoas. Para isso, é preciso ficar de olho nas profissões do futuro.

O mundo vem passando por grandes transformações e não dá para falar em profissões do futuro sem falar em tecnologia, pois a internet e o uso de dispositivos móveis, como computadores, smartphones e tablets, transformaram, para sempre, o mercado de trabalho.

Conforme um levantamento feito pelo LinkedIn, rede social voltada para carreira, além do mercado de tecnologia, outros têm crescido bastante, como é o caso da área ambiental e de bem-estar. Um dos fatores que contribuem para a valorização desses profissionais é o fato de as empresas estarem se adaptando aos escritórios híbridos e à digitalização das atividades.

A plataforma listou 25 empregos que cresceram nos últimos 4 anos e as profissões do futuro ganham protagonismo, ou seja, se escolher uma carreira que só cresce, você não vai enfrentar dificuldades na hora de encontrar boas oportunidades de trabalho.

O estudo do LinkedIn levou em consideração dados da plataforma para identificar os cargos que tiveram a demanda mais alta entre janeiro de 2017 e julho de 2021, mostrando que as áreas da tecnologia devem ser as principais responsáveis por movimentar as oportunidades no mercado de trabalho. Segundo Milton Beck, diretor geral do LinkedIn na América Latina, – “as habilidades comportamentais continuam sendo essenciais, mas estamos vendo uma procura maior por especialização nestas áreas”.

Entre as profissões do futuro podem se destacar: Desenvolvedores de Software; Especialista em Segurança da Informação; Analista de Marketing Digital; Gestor Ambiental, e etc. Contudo, profissões tradicionais não perdem seu espaço. O mercado de trabalho ainda absorve profissionais como médicos, advogados, engenheiros, dentistas, professores, entre outros. Então, a pergunta que não pode deixar de ser feita é: O que eu quero ser quando crescer?

Erlan Alves da Silva Moraes é Administrador, Consultor Empresarial, Palestrante, Professor e Gestor da Casa do Saber.

@blogdoerlan