Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Economia

Óleo de soja e arroz são os tubarões do bolso do consumidor

Óleo de soja e arroz são alguns dos produtos que estão com preço elevado em 2021, no qual constatou-se a maior taxa em 4 anos e meio

Óleo de soja e arroz são os tubarões do bolso do consumidor

Foto: Agência Brasil

MANAUS, AM – Dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam que o óleo de soja e o arroz são os “campeões” das altas de preços em 2021. Nesta terça-feira (11), foram divulgados os dados da inflação oficial do país.

De 0,31%, aumentou para 6,76%, em 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é considerado a inflação oficial do país, sendo considerada a maior taxa em 4 anos e meio. O óleo de soja e o arroz são produtos de alto valor para o IPCA. Além disso, vale destacar  também que as carnes e os combustíveis tiveram alta de 35% no ano.

Gasolina

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) – no Polo do Baixo Amazonas – encaminhou ofício ao Programa Estadual de Proteção e Orientação do Consumidor (Procon/AM) no dia 11 de março de 2021, pedindo a tomada de medidas contra o aumento abusivo da gasolina em Parintins. O litro do combustível chegou a R$ 6,50 em postos do município.

No ofício, defensores e defensoras do Polo do Baixo Amazonas, que tem sede em Parintins, ressaltam que o aumento no preço da gasolina “vem impactando diretamente no sustento de inúmeras pessoas que dependem do transporte como meio de vida, a exemplo dos trabalhadores de delivery, dos mototaxistas e tantos outros munícipes”. O documento é assinado pelos defensores Gustavo Cardoso, Enale Coutinho, Gabriel Herzog Kehde e Rafael Lutti.

Sobre a Petrobras

A Petrobras anunciou , no dia 01 de março de 2021, o novo aumento nos preços da gasolina, do óleo diesel e do gás de botijão vendidos nas refinarias. A gasolina ficará 4,8% mais cara, ou seja,  0,12 centavos a mais por litro. Com isso, o combustível será vendido às distribuidoras por R$ 2,60 por litro.