
(Foto: Celso Maia/ Portal AM1)
MANAUS (AM) — Durante o início da quarta etapa do programa “Mutirão do Bairro” no bairro Tancredo Neves, zona Leste da capital de Manaus, o senador Omar Aziz destacou a importância das emendas parlamentares no financiamento de obras públicas e criticou o modelo de desenvolvimento promovido pelo Polo Industrial de Manaus, que, segundo ele, gera grande faturamento às empresas, mas deixa pouco retorno direto à população.
“Às vezes uma empresa do distrito fatura bilhões por ano e deixa migalhas para os trabalhadores. O único legado real que o distrito nos deixa é o salário, e é um salário ruim, pequeno”. Afirmou o senador, ressaltando que os trabalhadores do Polo ganham, em média, dois salários mínimos e meio.
Ao lado do prefeito Davi Almeida e de outras lideranças políticas, Omar participou das ações do mutirão, que incluem recuperação asfáltica, limpeza pública, poda de árvores, sinalização viária e oferta de empregos via Sine Manaus. O senador defendeu que, frente às limitações orçamentárias da prefeitura, a atuação parlamentar se torna essencial para garantir investimentos concretos.
“Hoje, o que sobra para investimento na prefeitura é de 2,5% a 3% do orçamento. As pessoas olham o número total e acham que é tudo para fazer obra, mas não é. A maior parte vai para saúde, educação e folha de pagamento. É como o salário de qualquer um: parece alto no bruto, mas no fim do mês mal sobra”. Comparou.
População maior que cidades inteiras do interior
Omar também destacou a complexidade de atender bairros da capital com densidade populacional superior à de muitos municípios do interior do estado.
“Só essa área aqui — Tancredo Neves 1, 2, São Lucas, Nova Floresta — é maior do que 95% das cidades do interior do Amazonas. O prefeito está cumprindo sua obrigação, e a gente está aqui para apoiar”. Destacou.
Moradia como desafio urgente
O senador abordou ainda o déficit habitacional em Manaus, estimado pelo prefeito Davi em cerca de 50 mil moradias — o que corresponderia a até 300 mil pessoas sem acesso a uma casa digna. Omar defendeu a retomada de programas como o Minha Casa Minha Vida e o fortalecimento de parcerias com o governo federal para garantir urbanização e regularização fundiária.
“Já fizemos o pedido para que o governo federal repasse áreas ocupadas à prefeitura para que ela possa titularizar e urbanizar. Só com moradia organizada a gente resolve o problema da infraestrutura e da dignidade das pessoas”. Explicou.
Aliança política mantida para 2026
Em tom político, o senador reafirmou a parceria com Davi Almeida e o senador Eduardo Braga, indicando que a união entre os grupos deve ser mantida nas eleições de 2026.
“Temos uma aliança indivisível. Quando chegar 2026, vamos discutir candidaturas, mas essa parceria já está firmada. Nosso compromisso é com o povo de Manaus”.
Omar concluiu sua fala pedindo compreensão da população quanto às limitações orçamentárias do poder público, mas assegurou que as ações seguirão com intensidade.
“A exigência da população é alta, e com razão. E é porque sabem que podemos fazer. E nós vamos continuar fazendo”.
LEIA MAIS:
- Trabalhador do Polo Industrial de Manaus denuncia descontos ilegais em sua conta
- Faturamento do Polo Industrial de Manaus cresce 15,61% no primeiro trimestre
- Polo Industrial de Manaus registra faturamento recorde de US$ 37,5 bilhões em 2024
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.