Manaus, 23 de maio de 2024
×
Manaus, 23 de maio de 2024

Cidades

Operação intensifica fiscalização em barcos a caminho de Parintins

Marinha do Brasil deve fiscalizar aproximadamente 160 embarcações até o próximo final de semana. Embarcações irregulares não seguem viagem

Operação intensifica fiscalização em barcos a caminho de Parintins

Foto: George Albuquerque

Com a proximidade do Festival de Parintins, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de junho, a Marinha do Brasil iniciou a Operação Parintins 2019 para fiscalizar as embarcações com destino ao município. Duas já foram impedidas de seguir viagem.

Segundo o Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental e coordenador da operação, comandante Alexandre Veras, a expectativa é que sejam fiscalizadas 160 embarcações até o fim da semana. Os pontos principais avaliados por oficiais da Marinha, na inspeção do barco, são a estrutura do barco e principalmente a lotação.

(Capitão dos Portos da Amazônia Ocidental e coordenador da operação, comandante Alexandre Veras. (Foto: George Albuquerque)

“Uma coisa muito interessante que a gente tá fazendo esse ano é que tornamos público o número de passageiros e que a lotação esteja completa. Então existe a conscientização das pessoas, na verdade, eu ganho 500 fiscais que vão impedir qualquer tentativa de, no meio do caminho, o barco pare pra pegar mais gente”, informou.

O comandante destacou ainda que a inspeção também vai analisar se a estrutura do barco representa um risco à segurança, como problemas no maquinário, vazamento de água e/ou óleo, e se a tripulação não for habilitada para fazer a condução. Nesses casos, a embarcação não vai seguir até à Ilha Tupinambarana.

Até esta quarta-feira(26), 51 embarcações passaram pela fiscalização. Dessas, duas foram impedidas de continuar viagem, por irregularidades em material de salvatagem (boias, coletes salva-vidas) e habilitação dos condutores.

(Foto: Thaise Rocha)

Todos os barcos que trafegarem pelo rio Amazonas, trecho Manaus(AM) – Juruti(PA), serão fiscalizadas nos postos da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC)

Viagem com crianças e adolescentes

O Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) estão participando da operação com intuito de inibir irregularidades no transporte de menores para o festival.

A titular da Semasc, Conceição Sampaio, ressaltou que crianças e adolescentes só podem viajar com os pais, responsáveis ou parentes de até 3º grau. Caso contrário, é necessário apresentar autorização judicial para seguir viagem.

“Nosso trabalho é assistencial para impedir que menores sejam levados sem autorização dos pais. Nós temos que aproveitar um evento tão grandioso como esse, também para conscientizar a população sobre essa questão e impedir que mais crianças desapareçam”, disse.

A autorização judicial pode ser solicitada na Vara da Infância e da Juventude. Denúncias podem solicitadas pelos números: 0800 092 6644 / 0800 092 1407 / Disque Direitos Humanos – 100.