Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Ouvidoria do MP registra 44 manifestações no 1º turno das eleições municipais no AM

Maior parte das denúncias registradas pelo órgão foi de compra de votos (13).

Ouvidoria do MP registra 44 manifestações no 1º turno das eleições municipais no AM

(Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE)

Manaus (AM) – A Ouvidoria-Geral do Ministério Público do Amazonas (MPAM) registrou 44 manifestações neste domingo (06) durante o plantão eleitoral do 1° turno das Eleições. Ao todo, foram 22 em Manaus e 22 distribuídas entre os municípios do interior.

A maior parte das denúncias registradas foi de compra de votos, com 13 ocorrências — seguido por derrame de santinho (10) e violação do sigilo do voto (6).

O eleitorado que buscou o MP Eleitoral para oficializar as denúncias recorreu, principalmente, ao formulário eletrônico, com 27 registros. As demais foram feitas via WhatsApp (15) e e-mail (2).

Atuante nas eleições municipais no Amazonas, o MP Eleitoral operou neste domingo em esquema de plantão. Na capital, a equipe foi liderada pela ouvidora-geral, a procuradora de Justiça Jussara Maria Pordeus e Silva.

As denúncias registradas serão autuadas e encaminhadas aos respectivos promotores para apuração do delito eleitoral.

Pela manhã, o procurador-geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, acompanhou o trabalho da equipe da Ouvidoria no edifício-sede.

A votação do segundo turno acontecerá em 27 de outubro e, em breve, o MP Eleitoral anunciará sua forma de atuação na capital.

Em Manaus

O plantão do MP Eleitoral em Manaus, via Ouvidoria-Geral, ocorreu das 7h às 16h deste domingo. Duas equipes estiveram disponíveis, sendo uma no prédio-anexo do MPAM, no bairro Aleixo, e a outra no edifício-sede, no Nova Esperança.

Diariamente, a Ouvidoria-Geral do MPAM recebe denúncias da população, sobre as diferentes áreas de atuação: criminal, patrimônio público, meio ambiente, saúde, cidadania, educação, pessoa com deficiência, infância, juventude e família, pessoa idosa, consumidor, minorias e eleitoral.

 

(*) Com informações da assessoria

 

LEIA MAIS: