
Inauguração do centro de hemodiálise Francisco de Assis Farias Rodrigues (Bambolê) (Foto: Bruno Zanardo)

Inauguração do centro de hemodiálise Francisco de Assis Farias Rodrigues (Bambolê) (Foto: Bruno Zanardo)
Pacientes renais crônicos do Amazonas agora dispõem de centro especializado para fazer tratamento essencial para garantir melhor qualidade de vida. Inaugurado, na manhã desta segunda-feira, 31 de julho, pelo governador David Almeida, o Centro de Hemodiálise Francisco de Assis Farias Bambolê, passa a funcionar com capacidade para 300 atendimentos por mês, na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ). Na ocasião, o governador David Almeida anunciou liberação de recursos de R$ 1,8 milhão para ampliar número de cirurgias ortopédicas na unidade.
“Servir o povo é a missão. Estou muito feliz em inaugurar este centro especializado, que vai ajudar muitas pessoas que sofrem, a ter um melhor atendimento. Aqui para Adriano Jorge compramos órteses, próteses e materiais especiais para agilizar as cirurgias ortopédicas. Fico feliz também em poder homenagear o deputado Bambolê , recém falecido, um bom homem que serviu ao povo do Amazonas”, afirmou o governador David Almeida.

Inauguração do centro de hemodiálise Francisco de Assis Farias Rodrigues (Bambolê) (Foto: Bruno Zanardo)
Modernidade
Para reforma e construção do Centro de Hemodiálise foram utilizados recursos disponibilizados pelo Fundo de Promoção Social (FPS), oriundos do pacote de R$ 21,5 milhões, destacados ao setor saúde, para a compra de equipamentos, medicamentos, reformas e ampliação de serviços em várias unidades do Estado. Com total de 35 equipamentos, os atendimentos começam às 5h da manhã e se estendem até às 23h, de segunda a sábado.
Ao visitar a ala destinada à hemodiálise, o governador David Almeida recebeu inúmeras manifestações de agradecimento dos pacientes em tratamento, por ter resolvido uma situação crônica dos pacientes renais no Estado. “É a melhor coisa que podia ter acontecido para os renais crônicos. Graças a Deus, nossa romaria por tratamento de hemodiálise chegou ao fim”, afirmou a paciente renal crônica, Giselda Sampaio, 33 anos.
O diretor-presidente da FHAJ, Alexandre Bichara, destacou o avanço no atendimento a pacientes da Clínica de Crônicos Renais. “Iniciamos com 20 pacientes, em março de 2016. E estamos atendendo atualmente 170. É uma satisfação enorme proporcionar qualidade de vida a estes pacientes em nosso Estado. Com a inauguração, estaremos atendendo 210 pacientes, saindo de 2.210 procedimentos mensais para 2.730 atendimentos de hemodiálise”, explicou.
O Centro de Hemodiálise foi construído onde funcionava o Setor de Tisiologia (Bloco C da FHAJ), com reforma e ampliação, assim como obras complementares para abrigar os serviços de Biblioteca, Psicologia, Núcleo de Atendimento ao Trabalhador (NAT) e Gerência de Atendimento ao Paciente (GAP), da FHAJ. Ao todo, são 1.059,87 m2 de obras de reforma e ampliação e mais 1.099,08 m2 de área urbanizada para acesso principal à nova unidade, visto que a entrada é pela Vila Mamão.
Centro de Osmose
O governador David Almeida conheceu estação de tratamento da água para os procedimentos de hemodiálise acompanhado do secretário de Saúde, Vander Alves, do diretor-presidente do FHAJ, Alexandre Bichara e a presidente de honra do FPS, Socorro Siqueira. Para atender à demanda exclusiva do Centro, foi construído um reservatório elevado com capacidade de 23 mil litros de água.

Inauguração do centro de hemodiálise Francisco de Assis Farias Rodrigues (Bambolê) (Foto: Bruno Zanardo)
Fonte: Secom
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.