Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Pagamento de auxílio emergencial gera filas e aglomeração de pessoas em Manaus

Sem seguir a orientação de manter no mínimo 1 metro de distância, muitas pessoas se concentraram na frente de loterias e bancos

Pagamento de auxílio emergencial gera filas e aglomeração de pessoas em Manaus

(Foto: Márcio Silva/ Amazonas1)

Mesmo com a pandemia no Amazonas avançando rápido diariamente, muitas pessoas lotam as agências da Caixa em busca do auxílio emergencial

O Governo Federal liberou, nesta semana, o benefício para 9,4 milhões de brasileiros e as loterias e agências da Caixa Econômica Federal em Manaus tiveram aglomeração no entorno.

Loterias Caixa da avenida 10 de julho, no Centro, da Grande Circular, na Zona Leste e da Avenida Francisco Queiroz, na Zona Norte da cidade, foram alguns dos locais onde foi registrado o amontoado de pessoas e grandes filas.

Sem seguir as orientações de usar máscaras de proteção e manter no mínimo, 1 metro de distância, muitas pessoas se concentraram na frente das agências.

A Caixa informou, por meio de nota, que tem reforçado o enfrentamento ao novo coronavírus e que não é necessária a corrida ou aglomeração para ter acesso ao benefício.

“As unidades estão com fluxo de pessoas no interior limitado, para que seja possível manter a distância de no mínimo 1 metro entre as pessoas. Em todo o país, o banco mantém a abertura antecipada em 1 hora de 1.619 agências, exclusivamente para os atendimentos de clientes de grupo de risco”, disse em nota.

Leia também: Amazonas tem 1.275 casos confirmados e 71 mortes pelo novo coronavírus

Apesar do esforço, o banco consegue ter o controle apenas no ambiente interno, enquanto na frente das agências e loterias não é possível.

“As unidades estão com fluxo de pessoas no interior limitado, para que seja possível manter a distância de no mínimo 1 metro entre as pessoas. Em todo o país, o banco mantém a abertura antecipada em 1 hora de 1.619 agências, exclusivamente para os atendimentos de clientes de grupo de risco”, acrescentou.

Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), a principal estratégia para evitar a transmissão comunitária do novo coronavírus é o isolamento social.

“No caso de pessoas que precisam utilizar os serviços essenciais como loterias e bancos é necessário manter o distanciamento de 1 metro e o uso de máscara. O não cumprimento dessas medidas de proteção individual gera um maior risco para esses indivíduos, tendo em vista, que Manaus tem transmissão comunitária do vírus”, destacou em nota.

Em certos locais, no entanto, alguns manauaras deram bom exemplo mantendo a distância necessária. Como mostra esse registro em uma loteria no Coroado, zona Leste de Manaus.

(Foto: Márcio Silva/ Amazonas1)

 

Confira o calendário de pagamentos:

Quinta-feira, 16:
• 1.360.024 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 1.

Sexta-feira, 17:
• 1.359.786 beneficiários do Bolsa Família cujo último digito do NIS é igual a 2.

Cadastro Único

Os inscritos no CadÚnico até 20 de março que não façam parte do Bolsa Família e que tiveram os critérios de elegibilidade verificados pela Dataprev receberão o Auxílio Emergencial na Poupança Social Digital da Caixa ou em conta no Banco do Brasil, incluindo neste grupo as mulheres chefes de família monoparental.

No caso da Poupança Social Digital CAIXA, os créditos ocorrerão conforme a data de nascimento. Confira o calendário abaixo:

Terça-feira, 14:
• Crédito para 831.013 pessoas, sendo:
o Poupança Digital CAIXA – a partir de 12 horas
557.835 pessoas (nascidas em janeiro)
o Conta no Banco do Brasil
273.178 pessoas

Quarta-feira, 15:
• Poupança Digital CAIXA
1.635.291 pessoas (nascidas em fev, mar, abr)

Quinta-feira, 16:
• Poupança Digital CAIXA
2.282.321 pessoas (nascidas em mai, jun, jul, ago)

Sexta-feira, 17:
• Poupança Digital CAIXA
1.958.268 pessoas (nascidas em set, out, nov, dez)