
Para fisgar eleitores, Alberto Neto reaproveita ideias de Arthur e David (Foto: Divulgação/Câmara de Deputados)
Manaus (AM) – Em entrevista concedida à Fecomércio, na última quinta-feira (4), o deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Capitão Alberto Neto (PL), propôs a implantação de câmera de reconhecimento facial nos transportes públicos de Manaus. Mas, uma função similar já foi instalada nos terminais de integração 1 e 2 pela Prefeitura de Manaus.
“Nós vamos colocar em cada coletivo. Já existem câmeras, mas nós vamos adicionar uma câmera com tecnologia, com o reconhecimento facial, para que cada pessoa que entre no coletivo tenha o reconhecimento realizado”, explica.
Questões de segurança pública e policiamento são pontos-chave do discurso de Alberto Neto, que cogita instaurar, segundo ele, um “choque de ordem” em Manaus, pois está insatisfeito com a atual gestão municipal. Observa-se, porém, que há ausência, da sua parte, de ideias inovadoras relacionadas à segurança pública e mobilidade urbana, com isso, o político reaproveita ideias pré-existentes.
Além da proposta de instalar a função de reconhecimento facial, o pré-candidato propôs a instalação de um sistema de monitoramento que permite identificar qual horário o ônibus irá passar nas paradas de ônibus similar a Uber, como foi exemplificado pelo político.
“Além do mais, nós vamos colocar em todos os transportes coletivos um sistema de monitoramento, que é como se fosse o Uber. Você não verifica no seu celular cada ponto onde está o carro do Uber até chegar onde você está? Então, cada coletivo desse você vai acompanhar. Você terá essa qualidade de saber a hora exata em que o ônibus vai passar na sua parada”, explica.
As descrições apresentadas pelo pré-candidato são similares às funcionalidades do aplicativo “Cadê Meu Ônibus” desenvolvido com o apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e lançado no ano de 2017 pela Prefeitura de Manaus.
O aplicativo, além de disponibilizar a localização em tempo real das linhas de ônibus na cidade, também viabiliza a recarga por aplicativo.
Já a proposta do deputado federal quer reconhecer criminosos que adentrarem nos veículos e acionar a polícia imediatamente.
“Ao mesmo tempo, quem vai estar fazendo esse acompanhando é nossa Secretaria de Segurança, com a Guarda Municipal, junto à Polícia Militar. Nós vamos fazer essa parceria, para que a viatura mais próxima, caso aconteça um assalto, tanto o motorista quanto o cobrador vão ter um acesso rápido à viatura mais próxima, usando a tecnologia para trazer mais segurança”, finaliza.

(Foto: Reprodução/Cadê Meu Ônibus)
LEIA MAIS:
- Buscando visibilidade, Alberto Neto aparece ao lado de Bolsonaro em evento de CPAC
- Alberto Neto diz que há possibilidade de ter Seffair como vice
- Quem sabe aproveitar melhor os aliados? Alberto Neto ou Marcelo Ramos?
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.