Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Cenário

Parintins é destino favorito de políticos que buscam alianças e poder

Alcance e prestígio do Festival de Parintins faz com que políticos viagem até a cidade na busca dos holofotes e melhora do marketing político.

Parintins é destino favorito de políticos que buscam alianças e poder

Alguns políticos em Parintins (Foto: Agencia Brasil, Portal Ciro Gomes, redes sociais)

Manaus (AM) – O Festival Folclórico de Parintins é o maior da região Norte – e no mês de junho a “Ilha da Magia” é destino de milhares de pessoas, principalmente, políticos. Por conta de toda essa diversidade, a cidade também serve de palco para que grandes alianças políticas sejam seladas.

Entre aliados e adversários, a Ilha Tupinambarana recebe deputados, prefeitos e vices- prefeitos, senadores, vereadores e figuras públicas do Amazonas, e de todo o Brasil; que aproveitam o momento para se promoverem e ganharem holofotes.

“Parintins é sempre palco de visita de políticos na época do festival. Primeiro que nessa época há muitos holofotes votados para cidade, aí esses holofotes são perseguidos pelos políticos. E pode sim, ser palco para que alianças sejam formadas nos bastidores”, ressaltou o cientista político Helso Ribeiro.

Ainda de acordo com o especialista, o festival esse ano promete ser bem agitado, porque os políticos tentarão mostrar “que estão do lado da cultura e do povo. Passar a ideia de que são povão. O festival serve para isso também”.

Destaca-se que o município detém o posto de segundo maior colégio eleitoral do Amazonas, de acordo com dados divulgados em 2022 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), com 72.964 eleitores.

O grande número de eleitorado faz com que a cidade seja sempre lembrada por parlamentares, chefes do Executivo e por quem está de olho em concorrer a uma vaga em cargo público.

Foi durante o festival do ano passado, por exemplo, que o atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), apareceram juntos em imagens publicadas nas redes sociais, o que confirmou que os dois caminhariam juntos nas eleições estaduais, que reelegeu Lima em 2022.

Os políticos pousaram juntos ano passado, mas ainda não apareceram juntos nesse festival (Foto: Divulgação/Secom)

Esse ano, Wilson Lima esteve no início da semana em Parintins para entregar várias obras na cidade, o que talvez tenha refletido em uma boa avaliação de seu mandato. Na ilha, ele comemorou mais um ano de vida ao lado da família, amigos e políticos.

Na última quarta-feira (28), uma pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião mostrou que mais de 70% dos eleitores parintinenses aprovam a gestão do governador.

Diversos políticos estiveram ao lado do governador durante a entrega de obras na cidade.

Eleições 2024

As eleições municipais acontecem somente ano que vem, mas as articulações e alianças entre possíveis candidatos já estão se formando nesse ano pré-eleitoral, principalmente, no cenário de Manaus, onde David Almeida pretende disputar à reeleição.

Com um cenário ainda incerto, o Festival de Parintins servirá de palco para que os eleitores já tenham uma ideia de como caminharão os políticos nas eleições de 2024 – por outro lado, é momento dos políticos “aparecerem”, levando em conta que, durante três dias, toda a atenção será voltada a Parintins.

“O Festival Folclórico de Parintins não é somente uma expressão da cultura regional e mundial, mas é, também, um espaço de prestígio social e político. É de prestígio social porque há festas pra pessoas Vips, onde pagam caríssimo para participar. E é o lugar em que os políticos são ovacionados e aproveitam para firmar acordos pré-eleitorais que irão se consolidar ou não nas eleições”,  analisou o cientista político, Carlos Santiago.

Lula em Parintins

O Festival de Parintins já recebeu, por exemplo, a visita de Lula da Silva (PT) em 2003 – que entrou para a história como o primeiro e único presidente a visitar o festival.

Havia a expectativa de que ele prestigiasse o festival este ano, mas Parintins não aparece na agenda oficial do presidente. No entanto, a ministra da Cultura de seu governo, Margareth Menezes, já desembarcou na cidade para aproveitar a festa.

Na época, estiveram presentes o ministro de Turismo, Walfrido dos Mares Guia, e o da Cultura, Gilberto Gil. Oportunidade em que o então governador do Amazonas, Eduardo Braga, também esteve no local.

Lula em Parintins em 2003 (Foto: Agencia Brasil)

Apesar de até o momento não haver confirmação da visita de Lula ao festival deste ano, a ilha recebeu a visita de ministros do governo federal, entre eles está a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que destacou, nesta sexta-feira (30), ao pisar na cidade, a representatividade e o fortalecimento da festa.

LEIA MAIS: