Manaus, 16 de março de 2025
×
Manaus, 16 de março de 2025

Economia

Peixarias e feiras aguardam impulsos nas vendas durante a Quaresma

As espécies mais procuradas para consumo na capital são: tambaqui, pirarucu, sardinha e pacu. Mas durante a Quaresma, o preço desses produtos tende a sofrer alterações.

Peixarias e feiras aguardam impulsos nas vendas durante a Quaresma

(Fotos: Celso Maia/Portal Am1)

Manaus (AM) – Com o início do período da Quaresma, que iniciou no dia 5 de março e se estende até 17 de abril, peixarias e feiras de Manaus esperam um aumento significativo nas vendas.

A tradição cristã de evitar o consumo de carne vermelha durante os 40 dias que antecedem a Páscoa impulsiona a procura por peixes, refletindo diretamente no movimento do comércio local.

De acordo com os comerciantes, a expectativa é de um crescimento melhor neste ano, em relação aos meses anteriores. As espécies mais procuradas para consumo na capital são: tambaqui, pirarucu, sardinha e pacu. Mas durante a quaresma, o preço desses produtos tende a sofrer alterações com a proximidade da Semana Santa.

Segundo os próprios comerciantes, a variação dos valores depende da oferta dos produtores e das condições climáticas, que podem influenciar na pesca e na distribuição.

maiara-peixarias-aguardam-movi

Leandro Mascarenhas – comerciante na feira Manaus Moderna (Foto: Celso Maia/Portal AM1)

“As vendas realmente aumentaram, como é prática todo ano, por conta da Quaresma, já que o consumo de peixe aumenta bastante e as pessoas sempre procuram se antecipar por, justamente, achar que quando chegar mais perto da Semana Santa o preço possa aumentar. Mas fiquem cientes que não vai aumentar o preço, pois, se parar para analisar, o preço do ano passado é o mesmo deste ano, e, por isso, conseguimos manter a quantidade de venda “, disse o peixeiro Leandro Mascarenhas ao Portal AM1.

maiara-peixarias-aguardam-movi

Nonato Bezerra – comerciante na feira Manaus Moderna (Foto: Celso Maia/Portal AM1)

“Geralmente, quando chega mais próximo da Semana Santa, o preço tende a aumentar um pouco, mas vamos ver como vai ficar, pois depende da demanda do peixe. Hoje nós estamos em uma entressafra, e geralmente o peixe miúdo é que está mais caro, como a sardinha, o pacu, que estão no período do defeso”, pontuou o comerciante Nonato Bezerra.

O permissionário Elias Magalhães admite que o movimento ainda é tímido, mas mantém a expectativa de alta nas vendas com o fim do período do defeso.

 

peixarias-e-feiras-aguardam-mo

Elias Magalhães – permissionário da Feira Manaus Moderna (Fotos: Celso Maia/Portal AM1)

“Está meio devagar ainda, estamos na expectativa de melhorar daqui a mais ou menos uma semana. Mas temos peixes de qualidade, e eu convido a população a vir aqui com a gente, pode vir que está todo o tempo no black friday”, garantiu.

Atendimento ampliado

Uma boa notícia para os consumidores é a flexibilidade de horário de funcionamento. Segundo a administração da Feira Manaus Moderna, para atender à demanda aquecida e agradar clientes, os comerciantes optaram por ampliar o horário de atendimento.

“No período da Quaresma, tem um movimento maior, então os permissionários chegam um pouco mais cedo para poder atender a população. Das 6h30 até às 19h, vão ter pessoas aqui para atender ao público com peixe de qualidade, preço acessível para todos os gostos e paladares”, afirmou o presidente da Comissão Gestora da Feira Manaus Moderna, Railson da Silva.

Saúde

Além da questão religiosa, o consumo de pescados traz benefícios à saúde, pois são ricos em ômega-3 e nutrientes essenciais. Assim, o aumento na procura durante a Quaresma pode ser também uma oportunidade para incentivar uma alimentação mais equilibrada.

 

LEIA MAIS: