Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Pesquisa Eficaz coloca David no topo e mostra Amom em queda

Segundo a pesquisa da Eficaz, realizada no início deste mês, David Almeida e Amom Mandel se distanciam dos adversários e caminham para uma disputa de segundo turno.

Pesquisa Eficaz coloca David no topo e mostra Amom em queda

Prefeito de Manaus, David Almeida, e o deputado federal Amom Mandel (à esquerda) (Foto: Divulgação)

Manaus (AM) – Uma nova pesquisa divulgada pela Eficaz, nesta quarta-feira (10), coloca o atual prefeito de Manaus e pré-candidato à reeleição, David Almeida (Avante), no topo da corrida eleitoral (33,2% das intenções de voto) e o segundo colocado, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), em queda, com 27,3%.

Nova pesquisa Eficaz Estimulada (Foto: Divulgação/Eficaz)

Isso ocorre porque, no estudo anterior do instituto, Amom Mandel apareceria com 28,5% das pretensões de voto do eleitorado manauara, conforme estudo estimulado, realizado entre os dias 05 e 08 de junho. Já David aparecia atrás do deputado federal e pré-candidato a prefeito, com 26,2%.

Pesquisa Eficaz Estimulada (Foto: Divulgação/Eficaz)

Segundo a sondagem, realizada entre os dias 05 e 06 deste mês, David Almeida e Amom se distanciam dos adversários e caminham para uma disputa de segundo turno em Manaus.

Na mesma pesquisa divulgada, hoje, pela “Eficaz Pesquisa e Tecnologia”, o terceiro colocado, Roberto Cidade (União Brasil), aparece com 9,3%. Cidade, que estampa o grupo político do governador Wilson Lima (União), ultrapassa o escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para representar a direita na capital amazonense, o deputado federal Alberto Neto (PL), que continua em queda também pela Eficaz com 8%.

Na sequência, aparece Marcelo Ramos (PT), que tem 3,9%, Maria do Carmo (Novo) com 2,9% e Wilker Barreto (Mobiliza) com 1,5%. Brancos e nulos somam 8,7% e não sabem/não responderam 5,4%, segundo a pesquisa.

Rejeição

Segundo a Eficaz, o nome mais rejeitado é o do atual prefeito David Almeida, com 23,1%. Em seguida aparecem Marcelo Ramos (21,8%); Amom (13%); Maria do Carmo (7,3%); Alberto Neto (6,8%); Roberto Cidade (5,3%) e Wilker (5,0%).

Pesquisa sobre rejeição dos pré-candidatos divulgada nesta quarta (10) (Foto: Divulgação/Eficaz)

No ensaio anterior da Eficaz, que mantém quase o mesmo cenário, Alberto Neto chegou a ocupar a quarta posição entre os pré-candidatos em quem os eleitores “não votariam”.

Rejeição dos pré-candidatos de 05 a 08 de junho (Foto: Divulgação/Eficaz)

Dados da pesquisa

A pesquisa da Eficaz foi realizada no período de 5 a 6 de julho; ouviu 1004 eleitores; tem margem de erro de 3,2% e está registrada no Superior Tribunal Eleitoral (TSE) com o número AM-00168/2024.

 

LEIA MAIS: