
Márcia Perales lançou o livro “Além dos muros universitários” (Foto: Nathalie Brasil/ Fapeam)
Manaus (AM) – A pesquisadora e escritora Márcia Perales Mendes Silva, diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lançou o livro “Além dos muros universitários: expansão e democratização do Ensino Superior Federal na Amazônia”. A publicação faz parte do volume 48 da Coleção Pensamento Amazônico – Série André Araújo.
A divulgação da obra ocorreu na manhã do último sábado (18), durante sessão especial no Salão Nobre do Pensamento Amazônico Álvaro Maia, da Academia Amazonense de Letras (AAL), localizada no Centro de Manaus.
A sessão solene foi comandada pelo presidente e vice-presidente da AAL, Aristóteles Comte de Alencar Filho e Abrahim Sena Baze, respectivamente. Também esteve presente o chefe do Departamento de Literatura, representando a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Antônio Auzier Ramos.
Na ocasião, também foi lançado o livro intitulado “Nevoeiro: Primeiras Poesias de Torquato Tapajós”, do Acadêmico Marcos Frederico Kruger Aleixo. A cerimônia reuniu intelectuais da região amazônica, familiares e amigos.
Ambos os livros são editados pela Academia Amazonense de Letras, como parte de emenda parlamentar proposta por Serafim Fernandes Corrêa, atual Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). A iniciativa tem o apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O livro de Márcia Perales traz ao leitor um olhar singular sobre a educação como um meio de transformação social poderoso e um bem público. Fundamentado em amplo referencial bibliográfico, bem como, dados quantitativos e qualitativos, o estudo evidencia a necessidade de uma estrutura educacional que seja inclusiva e de grande alcance.
“Sempre tive muita expectativa, esperança e convicção de que isso tinha que ser feito, porque iria beneficiar pessoas e redesenhar o quadro de muitos municípios da região do interior do Amazonas”, pontuou Márcia Perales.
O livro surgiu da Pesquisa de Avaliação de Impacto da implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), e trata da educação como uma área estratégica e de interesse coletivo. A publicação é o resultado do Pós-Doutorado de Márcia Perales no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PPGPS), da Universidade de Brasília (UnB).
A obra identificou os impactos acadêmicos, sociais e econômicos do crescente processo de expansão do ensino superior federal no Amazonas, tendo como referência o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), da Universidade Federal do Amazonas, localizado no município de Itacoatiara (distante a 176 km de Manaus), no período de 2007 a 2017.
O exemplar é dividido em três capítulos. O primeiro deles discute o papel social da universidade. Neste ponto da obra, o leitor é exposto a informações aprofundadas sobre o Programa Reuni, instituído por decreto. Márcia Perales também aponta a importância da interiorização da educação superior federal e estadual, e seu constante desenvolvimento.
No segundo capítulo, a autora relata o percurso de sua pesquisa, os métodos que utilizou e o perfil dos entrevistados. No total, 311 pessoas participaram do estudo. Dentre elas, gestores, ex-gestores, docentes, técnicos administrativos em educação, egressos do Icet/Ufam, discentes e representantes do poder municipal e representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs) locais.
Já o terceiro e último capítulo traz uma reflexão sobre os dados coletados, evidenciando que a ampliação democrática do ensino superior federal é um processo em construção. A autora investiga qual o cenário do Icet/Ufam de Itacoatiara após uma década, que tipo de atividades acadêmicas passaram a ser desenvolvidas e quais demandas ainda precisam ser atendidas. Além disso, ela avalia outros tópicos como o andamento de atividades de pesquisa; mobilidade estudantil; relação entre egressos, mercado de trabalho e pós-graduação; programas de assistência estudantil e de pós-graduação stricto sensu.
“A universidade tem dimensão acadêmica e social. Quando damos a oportunidade de alunos ingressarem na graduação e saírem dali com diversas possibilidades, estamos democratizando o acesso ao ensino superior. Quando a universidade se instrumentaliza adequadamente, é capaz de fazer uma verdadeira evolução”, acrescenta a escritora.
Ao longo do livro, Márcia Perales faz observações sobre as dificuldades encontradas pelos estudantes para a permanência na universidade durante o processo de formação acadêmica; e explica que o Icet estabeleceu a democratização de oportunidades na área educacional, contribuindo para o desenvolvimento da Amazônia ao seguir os seguintes pilares da Ufam: ensino, pesquisa e extensão.
O livro estimula a busca da elevação da qualidade de ensino e reconhece o papel da universidade para o desenvolvimento econômico e social do país. E assim, como instituição, propor mudanças sociais, culturais e políticas a partir da produção de conhecimento científico.
A autora ressalta que 90% das pessoas entrevistadas faziam parte da primeira geração da família na universidade. “A oferta de vagas no ensino superior público federal em núcleos que estão fora das grandes capitais é indispensável, porque ali existem pessoas que estão sedentas de educação e que querem melhorar as suas vidas”.
Trajetória
Márcia Perales Mendes Silva é amazonense, doutora em Políticas Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pós-doutora em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), professora titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), líder do Grupo de Pesquisa em Processos de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (Getra) e membro da Academia Amazonense de Letras (AAL), e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA).
Entre os cargos ocupados, destacam-se o de reitora da Ufam, de 2009 a 2017, sendo a única mulher a ocupar esta posição, e pró-reitora de Extensão e Interiorização também da universidade.
Atualmente, é membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Comissão de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação, dos Conselhos Técnico-científicos e de Administração do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá; da Associação do Pólo Digital de Manaus; do Conselho Consultivo da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), representante do Governo do Amazonas no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA). Desde 2019 é diretora-presidente da Fapeam.
(*) Com informações da assessoria
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