Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Cenário

Pesquisas apontam crescimento da rejeição de Amazonino Mendes

Amazonino assumiu uma liderança na rejeição que antes vinha sendo dominada pelo ex-prefeito Alfredo Nascimento (PL)

Pesquisas apontam crescimento da rejeição de Amazonino Mendes

Foto: Márcio Silva / Portal AM1

Se por um lado, as pesquisas eleitorais mostram uma liderança de Amazonino Mendes (Pode) nas intenções de voto do eleitor para a Prefeitura de Manaus, na outra ponta, a rejeição cresce contra o ex-governador, de acordo com dados das últimas pesquisas divulgadas.

Amazonino assumiu uma liderança na rejeição que antes vinha sendo dominada pelo ex-prefeito Alfredo Nascimento (PL).

Eleições

Na pesquisa divulgada pela empresa Eficaz, nesta segunda-feira (5), Amazonino é o mais rejeitado com 23,4%, tecnicamente empatado com Alfredo Nascimento, com 22%. No levantamento anterior, da Perspectiva, divulgado no dia 29 de setembro, o ‘Negão’ também lidera no quesito “em quem você não votaria de jeito nenhum”, com 23,8%.

Leia Mais: Pesquisa Eficaz mostra queda de 3% de Amazonino nas intenções de voto em Manaus

A Perspectiva usou uma fórmula que aponta o potencial de rejeição do candidato levando em consideração em quem o eleitor não votaria como 1ª e 2ª opção. Neste cenário, o percentual aponta uma rejeição bem maior para Alfredo, com 39,2%, contra 29,8% de Amazonino.

Na pesquisa da DMP/Tiradentes, a rejeição, novamente, é maior para Amazonino, com 23%, e com Alfredo alcançando 19%.

Apesar desses números negativos, ser rejeitado pelo eleitor pode significar algo positivo para os dois candidatos, pois mostra um cenário de reconhecimento da candidatura perante os rivais na disputa. Amazonino e Alfredo estão há anos na vida pública e não é muito difícil que desagradem uma parte do eleitorado.