As pesquisas foram divulgadas nesta segunda-feira, 16.
Duas pesquisas divulgadas nesta segunda-feira, 16, pelas empresas ‘Pesquisa 365’ e ‘Action’ mostram que uma parcela considerável do eleitorado amazonense ainda não escolheu seu candidato ao governo do estado. Segundo a Pesquisa 365, 32,2% dos eleitores estão indecisos e a Action mostra que 57,5% não sabem em quem votar nas eleições que acontecem em outubro deste ano.

As pesquisas foram divulgadas nesta segunda-feira, 16.
Segundo as pesquisas, “em comparação com os pleitos anteriores, há uma grande possibilidade de as eleições 2018 apresentarem uma abstenção mais alta por causa de fatores como baixo interesse por política de uma parcela considerável do eleitorado, que acarreta na ausência de eleitores no dia da votação e a própria desilusão com a política e com os políticos por conta de escândalos de corrupção, especialmente a Operação Lava Jato, o que acaba projetando o que os analistas políticos estão denominado de alienação eleitoral recorde”.
Os dados da empresa ‘Pesquisa 365’ demostram que 32,2% dos eleitores votariam nulo, branco ou estão indecisos chamando atenção para o fato de que a pesquisa feita em abril, mostrava um número de 19,8% de indecisos, um aumento de 62,63%.
Já a empresa Action mostra um número maior de indecisos, com 57,5% de eleitores que não escolheram seus respectivos candidatos ao governo do estado.
Cenário
Na pesquisa ‘365’, o atual governador, Amazonino Mendes aparece com 24,8% das intenções de votos, seguido de David Almeida (PSB) com 16,4%, Omar Aziz (PSD) com 12,9% e Wilson Lima com 12,6%. No cenário da ‘Action’, Amazonino tem 14,7% das intenções de votos; David Almeida 9,0%; Wilson Lima 5,8%; Omar Aziz 2,8% e Eduardo Braga 2,5%.

A Pesquisa 365 entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 9 e 14 de julho em Manaus e vinte municípios do interior como Parintins, Itacoatiara, Manacapuru, Coari, Tefé, Tabatinga, Iranduba, Maués e outros. A margem de erro é de 2,2%. A Action ouviu 2.184 mil eleitores, sendo 1.202 na capital e 982 no interior entre os dias 5 a 11 de julho e a margem de erro da pesquisa é de 2,1%.

Veja as pesquisas completas:





