Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Petistas de Itacoatiara reprovam apoio de Sinésio a Mário Abrahim

O grupo, que ameaça renunciar, emitiu nota de repúdio assinada por nove pré-candidatos ao cargo de vereador em Itacoatiara.

Petistas de Itacoatiara reprovam apoio de Sinésio a Mário Abrahim

(Foto: Reprodução/@mario_abrahim/Aleam/Divulgação)

Manaus (AM) – O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em Itacoatiara emitiu nota de repúdio para reprovar o apoio do presidente estadual do partido, o deputado Sinésio Campos, à pré-candidatura de Mário Abrahim (Republicanos).

O documento é assinado por nove pré-candidatos ao cargo de vereador no município.

Mário Abrahim tenta a reeleição em Itacoatiara e, segundo pesquisas eleitorais, o atual prefeito tem 62,6% das intenções de voto, contra o segundo colocado, o deputado estadual Cabo Maciel (PL), que tem 21,1%, conforme estudo estimulado.

“Os pré-candidatos a Vereadores e Vereadoras e parte da Executiva Municipal do Partido dos Trabalhadores de Itacoatiara- PT/ITAC, que ao final assinam, NÃO CONFORMADOS com o voto concedido pelo presidente estadual do Partido dos Trabalhadores do Amazonas, Sinésio Campo, que junto a Federação Brasil da Esperança- FE BRASIL, do Estado do Amazonas, que contrariou a decisão do Diretório Municipal de Itacoatiara, que por conhecer a realidade politica do município, decidiu não apoiar a candidatura majoritária do atual prefeito Mário Jorge Bouez Abrahim”, diz trecho da nota.

Além de acusar Abrahim de “perseguição” política, os responsáveis pela nota dizem que o prefeito pratica “nepotismo; impede a implementação do Concelho Municipal de Cultura; dificulta a fiscalização do Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani); não obedece à Lei de Transparência; não respeita a Lei do teto Nacional e data-base”, entre outras denúncias.

O impasse no diretório municipal do PT em Itacoatiara é tamanho que os petistas avaliam apoiar o nome do PL, Cabo Maciel; além disso, analisam a possibilidade de renunciar coletivamente às pré-candidaturas, caso o presidente estadual da sigla não reveja a decisão “unilateral” em favor de Mário Abrahim.

 

Resposta de Sinésio Campos

Em resposta ao Portal AM1, o deputado Sinésio Campos afirmou que o apoio ao nome de Mário Abrahim foi uma escolha da Federação Brasil da Esperança, formada por Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Verde (PV).

Além disso, segundo Sinésio, alguns membros do partido no município se mobilizam para apoiar o pré-candidato do PL, Cabo Maciel, o que é contra as regras do estatuto do partido e causa “estranhamento” ao parlamentar.

 

LEIA MAIS: