Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Plínio rebate pesquisas e provoca Wilson, Braga e aliados: ‘quero derrotar todos no mesmo balaio’

Mais votado em 2018, parlamentar questiona a credibilidade das pesquisas atuais, reforça sua atuação no Senado e critica o que chama de “tentativa sistemática de apagamento”.

Plínio rebate pesquisas e provoca Wilson, Braga e aliados: ‘quero derrotar todos no mesmo balaio’

(Foto: Roque de Sá/Agência Senado, Alex Pazuello/Secom, @eduardobragaam)

Manaus (AM) — A corrida eleitoral para o Senado em 2026 já movimenta os bastidores políticos no Amazonas, mesmo a mais de um ano das eleições. Em entrevista exclusiva ao Programa Cenário Político, do Portal AM1, nesta segunda-feira (12), o senador Plínio Valério (PSDB) contestou fortemente as pesquisas eleitorais divulgadas em abril de 2025 e denunciou o que classificou como um processo de “desqualificação orquestrada” contra sua imagem e trajetória política.

Com um tom firme e direto, o senador — mais votado nas eleições de 2018, com mais 600 mil votos na capital e mais de 200 mil votos no interior — afirmou que as pesquisas eleitorais publicadas recentemente (Direto ao Ponto, RealTime1 e Iveritas) não refletem a realidade das ruas e acusou alguns institutos de promoverem “pesquisas encomendadas” com viés político.

“Tendenciosas? Com certeza. Não tenho a menor dúvida”, disparou. Para ele, os dados divulgados buscam desmotivar sua base de apoio e construir a narrativa de que ele estaria fora da disputa ou em queda nas intenções de voto.

“Você vai ouvir que eu não tenho voto, que eu perco para todo mundo, que eu deveria ser deputado federal. Mas não vão dizer que fui um dos cinco melhores senadores da República, ou que sou o melhor senador do Amazonas há sete anos consecutivos”, desabafou.

Além de citar sua atuação legislativa — como a autoria da Lei de Autonomia do Banco Central e a destinação de mais de meio bilhão de reais em emendas — o parlamentar criticou a falta de visibilidade de sua produção no Senado. “É um preconceito contra quem veio das barrancas, contra quem é caboclo. Mas eu represento o povo do Amazonas, e isso ninguém vai tirar de mim”, declarou.

plinio-rebate-pesquisas-e-prov

Senador Plínio Valério em entrevista, ao Portal AM1, durante o programa Cenário Político (Foto: Gabriel Alves/Portal AM1)

Apesar de ainda não ter oficializado sua candidatura, o senador confirmou que pretende disputar a reeleição, mas reforçou que o momento ainda é de concluir o mandato e prestar contas. “Sou candidato à reeleição, sim. Mas antes quero completar meus sete anos de mandato com trabalho. A hora de anunciar virá.”

Rivalidade e cenário político

Instigado a comentar sobre possíveis adversários — como o governador Wilson Lima, o ex-senador Eduardo Braga, o deputado Capitão Alberto Neto e o Coronel Menezes — o senador não se esquivou. “Eu quero é mais. Quero que todos se coloquem. Que venha o Wilson também, para o Amazonas derrotar todos no mesmo balaio”, afirmou com ironia.

Assista a um trecho da entrevista:

Para ele, o temor de seus adversários decorre do fato de seu nome surgir de forma espontânea em pesquisas — inclusive para o governo do Estado — embora ele reforce que seu perfil é legislativo. “Não serei candidato a governador. Mas quando eles veem meu nome aparecer, se assustam”, concluiu.

A entrevista reforça o início simbólico da disputa por uma das vagas ao Senado em 2026 e evidencia o clima de tensão e rivalidade entre figuras tradicionais da política amazonense. Com discurso afiado, o senador se posiciona como nome competitivo e insiste: “Se eu for reeleito como o mais votado de novo, será a vitória do povo do Amazonas”.

LEIA MAIS: