Manaus, 23 de junho de 2024
×
Manaus, 23 de junho de 2024

Cidades

Polícia ameaça não fazer segurança do Festival de Parintins

A categoria, que reúne associações e sindicatos de servidores cíveis e militares, reivindica o atraso dos últimos quatro anos da data-base.

Polícia ameaça não fazer segurança do Festival de Parintins

Polícia ameaça não fazer segurança do Festival de Parintins (Foto: Celso Maia / Portal AM1/Michael Dantas/Secom)

Manaus (AM) – Em meio às reivindicações pelo reajuste da data-base, profissionais que fazem a segurança pública no estado estão acampados em frente à sede do Governo do Amazonas há, pelo menos, 20 dias, ameaçam parar as atividades durante o Festival de Parintins.

Considerado o maior espetáculo folclórico ao ar livre do mundo, o festival acontece em 2024 nos dias 28, 29 e 30 de junho.

“O movimento foi ótimo e pegou mais corpo. Creio que vai pegar mais ainda e estamos pensando em fazer outro, agora, no mês de junho, porque estamos pensando em parar o policiamento no festival de Parintins”, disse ao Portal AM1 o Sargento Pereirinha, um dos líderes do movimento.

A categoria, que reúne associações e sindicatos de servidores cíveis e militares, tem o atraso dos últimos quatro anos da data-base como pauta principal.

No entanto, eles alegam que as negociações não avançam e reclamam de serem atendidos pelo governo estadual.

Dessa forma, tudo está “caminhando para isso” [não fazer a segurança do festival], disseram durante um ato nesta quarta-feira (22).

Além da demanda principal, os profissionais denunciam que precisam comprar fardamento; que o auxílio-alimentação e moradia estão defasados, as promoções em atraso, entre outros.

Atraso

Segundo o presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Comandante Dan (Podemos), a categoria está há quatro anos sem receber a data-base, o que impacta, segundo o deputado, nos indicadores qualitativos de valorização dos trabalhadores.

A data-base de policiais militares e civis e bombeiros militares é um direito legal, formalizado pela lei 3.725/ 2012, artigo 7º.

O dia 21 de abril de cada ano foi estabelecido como data-base para reajuste da remuneração dos servidores.

 

LEIA MAIS: