Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

PRF prende procurado por homicídios em Presidente Figueiredo

Samuel Barbosa Boeira dos Santos, 35, tentava passar pela barreira policial conduzindo uma picape em direção a Manaus

PRF prende procurado por homicídios em Presidente Figueiredo

Samuel estava sendo monitorado há alguns por comandar homicídios em série (Foto: Divulgação)

Samuel Barbosa Boeira dos Santos, 35, conhecido como “Porcelana”, investigado por envolvimento em pelo menos dez homicídios no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), foi preso na noite de sexta-feira, 21, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O homem era procurado a partir de um mandado expedido pela Justiça na última quarta-feira, 19.

A prisão ocorreu por volta das 21h durante uma fiscalização dos policiais rodoviários no quilômetro 43 da BR-174. A equipe da PRF abordou uma picape S-10, de cor preta, que tentava passar pela barreira policial em direção a Manaus. Ao consultar a documentação pessoal, a equipe da PRF constatou que Samuel tinha mandado de prisão em aberto por homicídio pela Comarca de Presidente Figueiredo.

‘Monitorado

Samuel foi encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Nova Esperança, na zona Oeste de Manaus, onde ficou detido para continuidade dos procedimentos legais. Após prestar depoimento na audiência de custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, no bairro São Francisco, zona Sul, ele foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), localizado no quilômetro 8 da BR-174.

Ao Amazonas1, o delegado Valdnei Silva, titular da 37ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Presidente Figueiredo, informou que Samuel estava sendo monitorado, há alguns dias, pelo envolvimento de homicídios em série ocorridos nos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Samuel é traficante e apontado como mandante de, pelo menos, dez assassinatos em decorrência do tráfico de drogas.

“A prisão do Samuel foi um trabalho de integração entre as policias. Ele comandou a execução de, pelo menos, dez mortes nesse início de 2020 em Presidente Figueiredo, na briga pela hegemonia do tráfico de drogas no município”, explicou o delegado Valdnei Silva.

A autoridade policial ressaltou, ainda, que Samuel possivelmente esteja envolvido em uma chacina ocorrida no último dia 10, na comunidade Boa Esperança, quando quatro pessoas da mesma família foram executadas a tiros.

Rafael Simão da Silva, 29, Gabriel Neves Nery, 24, José Leandro de Souza Brandão, 21, e Lucyanno Marques de Oliveira, 21, apontados como membros da facção criminosa Família do Norte (FDN) foram atacados por integrantes da facção rival Comando Vermelho (CV) enquanto ingeriam bebidas alcoólicas.Duas vítimas já tinham passagens pela polícia.

Na ação criminosa, um menino de dois anos chegou a ser baleado e foi encaminhado ao Pronto-Socorro da Criança (PSC) da zona Leste – conhecido popularmente como “Joãozinho”. Após a série de assassinatos, uma força-tarefa foi montada para prender os envolvidos.