Com maioria dos votos, 'Lei Delegada' é aprovada na Aleam
A + A -

Denúncias, sugestão de matérias e outros assuntos

29 de maio de 2020
Site auditado pelo

Redes Sociais

[email protected]

Com maioria dos votos, ‘Lei Delegada’ é aprovada na Aleam

O Projeto de Lei (PL) permite ao governador Wilson Lima reduzir secretarias, fundindo e anexando pastas e criando novas nomenclaturas.

Com maioria dos votos, ‘Lei Delegada’ é aprovada na Aleam
Foto: Elisa Garcia Maia/Aleam

Com 19 dos 24 votos favoráveis, os deputados da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), aprovaram, nesta quinta-feira, 3, a “Lei Delegada”, que transfere poderes do Legislativo ao Executivo, permitindo ao governador Wilson Lima (PSC) realizar uma reforma administrativa sem necessitar de votação dos parlamentares. O Projeto de Lei (PL) reduz cinco secretarias, fundindo e anexando pastas e criando novas nomenclaturas.

Segundo o governo, a meta é, tornar com a reforma administrativa, a máquina ágil e enxuta, visando assegurar que a otimização de recursos resulte na melhoria dos serviços públicos prestados à população, além de uma economia, estimada pelo governo, que pode ultrapassa os R$ 5 milhões.

Wilson Lima afirma que a aprovação da Lei pela maioria dos deputados é uma demonstração de “confiança” da Aleam em relação ao que o Estado propõe. Na próxima semana, o governo encaminhará à Casa os projetos de lei da reforma. 

A matéria teve apenas dois votos contra, que foram dos parlamentares Dermilson Chagas (PP) e Serafim Correa (PSB). Os deputados Wilker Barreto (Podemos), Adjunto Afonso (PDT) e João Luiz (Republicanos) não votaram porque estavam ausentes.  

O Projeto de Lei

O PL prevê redução no número de secretarias, fusão de órgãos e a criação de um novo modelo de governança. Conforme o governo, as secretarias serão redimensionadas, dando origem a novas estruturas organizacionais, abrigando as atribuições daquelas que serão suprimidas. 

De acordo com o governador Wilson Lima, as Secretarias de Estado de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), do Trabalho (Setrab) e da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) deverão ter suas atribuições  incorporadas em estruturas novas, sem prejuízo aos serviços prestados pela população.

Amazonas1 TV

Publicado por Amazonas1

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias