Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Política

CPI da Saúde livra Braga e investigará Omar, Melo, David, Amazonino e Wilson

Instalação da CPI pela Assembleia Legislativa ocorre quatro anos após a deflagração da Operação Maus Caminhos

CPI da Saúde livra Braga e investigará Omar, Melo, David, Amazonino e Wilson

Quatro anos após a explosão da Operação Maus Caminhos, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), finalmente instalou nesta quinta-feira, 14, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os desvios de dinheiro público na gestão da Saúde no Governo do Amazonas entre os anos de 2011 e 2020.

A proposta de CPI do deputado Delegado Péricles (PSL) fixou o objeto da investigação entre os governos de Omar Aziz (PSD), José Melo (sem partido), David Almeida (Avante), Amazonino Mendes (Podemos), até a atual gestão de Wilson Lima (PSC), que enfrenta a pandemia de coronavírus.

Ficou de fora a gestão do senador e ex-governador Eduardo Braga (MDB). Questionado sobre a ausência de Braga na investigação, o deputado Péricles afirmou que a CPI não investigará pessoas, mas sim, fatos concretos.

“Não investigamos diretamente pessoas, mas fatos certos e determinados, assim é previsto para instauração de uma CPI. No caso, há indícios de superfaturamento e má aplicação de recursos na atual gestão da saúde. Nos outros anos incluídos no adiantamento, consideramos o fato de que organizações criminosas, descobertas por meio de investigação policial, podem ter dado origem ao colapso do nosso sistema de saúde pública”, afirmou Péricles.

Veja aqui a linha do tempo da Operação Maus Caminhos.

Condição

De acordo com o documento, o objeto da CPI será descobrir qual foi o montante desviado da saúde do Amazonas e quais foram os impactos na prestação dos serviços de saúde no Amazonas por conta do desvio; quanto os desvios anteriores ao ano de 2019 contribuíram para o colapso do sistema de saúde em meio à pandemia de Covid-19.

A oitava assinatura restante para a criação da CPI foi do Deputado Felipe Souza (Patriotas) que condicionou o apoio à investigação também do ano de 2020. O período original da investigação era de 2011 até 2018, deixando de fora o governo de Wilson Lima.

“Eu vou assinar, concordando com o objeto de investigação da administração de 2011 até 2020, porque sabemos que a saúde está em frangalhos por culpa de várias gestões passadas e precisamos mostrar esse resultado para a população”, afirmou Felipe Souza.

Membros da Comissão

A composição final da CPI ficou com Deputado Delegado Péricles – Presidente, Fausto Júnior– Relator, Saulo Vianna– Membro, Felipe Souza – Membro, Wilker Barreto – Membro, Joana Darc – Suplente, Carlinhos Bessa– Suplente, e Serafim Corrêa – Suplente.

LEIA AQUI O REQUERIMENTO DE COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO – CPI DA PANDEMIA