Manaus, 19 de março de 2024
×
Manaus, 19 de março de 2024

Política

Eleição 2020 começa a esquentar na Região Metropolitana de Manaus 

Eleição 2020 começa a esquentar na Região Metropolitana de Manaus 

(Foto: Divulgação)

Há seis meses das eleições municipais, caso não haja alteração no calendário eleitoral por conta da pandemia do novo coronavírus, o cenário político começa a esquentar com a corrida dos pré-candidatos para as prefeituras dos principais municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM): Autazes, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, além de Manaus, que é o município-sede. 

Manaus 

Principal colégio eleitoral do Estado, Manaus traz na lista de pré-candidatos alguns nomes como o ex-governador interino e ex-deputado estadual David Almeida e o ex-governador Amazonino Mendes, que no mês passado se filiou ao Partido Podemos, após deixar o PDT.

“Disputar ou não as eleições isso acaba sendo um detalhe”, disse Amazonino em vídeo nas redes sociais, publicado na ocasião. 

Pelo partido petista aparecem os nomes do deputado federal José Ricardo, o deputado estadual Sinésio Campos e o vereador Sassá da Construção.

O PT ainda não decidiu quem virá como candidato oficial da legenda. Já o partido Republicano oficializou o deputado federal Alberto Neto como pré-candidato. 

Nos bastidores também tem a movimentação do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), deputado Josué Neto (PRTB) para disputar o cargo de prefeito. 

 

Governador

 

O PSC do governador Wilson Lima também não alinhou ninguém para o cargo majoritário até agora. Recentemente a delegada Débora Mafra se filiou ao partido e a especulação é que ela deve ser um nome forte para concorrer a vaga da prefeitura de Manaus. 

Já o partido PSDB, que tem a frente o prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto ainda está definindo o nome que virá para a disputa eleitoral 2020.

“Recebemos várias adesões e será feito um pente fino. Por enquanto, a chapa dos candidatos ao cargos de vereadores está completa. Para o cargo majoritário a condução será feita pelo prefeito Arthur”, explicou o secretário-geral do PSDB no Amazonas, Mário Bastos. 

Iranduba

O prefeito atual de Iranduba Francisco Gomes, o Chico Doido, ainda não confirmou se vai disputar a reeleição, mas segundo fontes do Amazonas 1, deve voltar a concorrer ao cargo.

Em dezembro do ano passado, ele conseguiu após supostamente ameaçar a base aliada, que a maioria dos vereadores da Câmara Municipal para arquivar uma denúncia envolvendo superfaturamento de licitação de transporte público.

Também aparecem os pré-candidatos Alain Cruz, que conforme informações tem crescido bastante nas intenções de votos na cidade.

Cruz foi o segundo mais votado nas eleições passadas com 5.318 votos. Correndo por fora o ex-prefeito Nonato Lopes é outro nome que deve disputar o cargo.

Presidente Figueiredo

Mesmo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tendo cassado os mandatos do prefeito Romeiro Mendonça e do vice Mário Abrahão, por abuso do poder econômico nas eleições de 2016, no último dia 3, a assessoria de Romeiro confirmou que ele deve vir disputar a reeleição, após recorrer da decisão. 

Romeiro deve concorrer com uma possível lista bem extensa que inclui os vereadores Ricelli Pontes, Anderson Leal e Patrícia Lopes; a ex-secretária de educação e ex-vereadora Rossicleide Queiroz e, o ex- prefeito Fernando Vieira.

Outros nomes que surgem são dos empresários Carlos Maciel e Moisés Carneiro, além do médico Jand e o funcionário público Márcio Bastos.  

Itacoatiara

Outra disputa que promete ser bem acirrada é da Prefeitura de Itacoatiara.

Isso porque o atual prefeito Antônio Peixoto (PT) deve dividir a preferência nas urnas com o deputado estadual Cabo Maciel e o ex-prefeito Mamoud Amed.

Outro nome dado como certo por algumas fontes à reportagem é o do empresário Mário Abrahim.

 

Careiro Castanho 

 

O prefeito de Careiro Castanho Nathan Macedo vai disputar a reeleição. Entre os seus principais adversários estão Joel Lobo; Neném do Igapó; Douglas Piu-Piu; Tay Lira e o Profº Jerrimar.

Uma pesquisa no mês passado apontou Nathan a frente do pleito com mais de 40% dos votos, caso a eleição fosse feita naquela data. 

 

Careiro Várzea 

 

No município de Careiro da Várzea, o atual prefeito Ramiro Araújo também deve ser outro que vai concorrer a reeleição.

Ele deve concorrer ao cargo com o empresário Luís Augusto Silva que vem aparecendo bem nas pesquisas locais bem como o pecuarista Pedro Guedes.

O vice-prefeito da cidade, Kedson Araújo também é apontado como possível candidato, mas nada confirmado. 

Manacapuru

 

Já Beto Dângelo é candidato à reeleição pela prefeitura de Manacapuru.

Além dele, aparecem na lista de pré-candidatos o ex-prefeito Ângelos Figueira e Fantino Castro da Silva. O ex-presidente da Câmara Municipal Francisco Bezerra é outro nome que deve concorrer à vaga no Executivo.

 

Autazes   

 

Em Autazes, a cadeira da prefeitura deve ser disputa pelo atual gestor Andreson Cavalcanti, o vereador José Tomé Filho, além de Wanderlan “Baixinho”.

Segundo fontes, esses são os principais nomes que aparecem na disputa. 

 

Manaquiri

 

O prefeito de Manaquiri Jair Souto também confirmou, por meio de assessoria, que virá à reeleição municipal.

“Já houve movimentação em relação aos partidos e agora temos que aguardar se fato vai haver as eleições”, informou.

Quem deve concorrer ao cargo como pré-candidatos são o servidor público Valter Nogueira e o comerciante Mário Augusto. 

 

Rio Preto da Eva 

 

A lista de prefeitos que devem concorrer a reeleição ganha reforço com o atual administrador de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa.

Ele também vai concorrer ao cargo mais uma vez. “Pelo que vimos o atual prefeito tem sim grandes chances de ser reeleito, mas vamos aguardar o dia da eleição”, disse um assessor da prefeitura.

Outros nomes que já concorreram no pleito de 2016 como Adail Paz e Altemir Barros são especulados, mas nada certo. A cidade tem mais de 15 mil eleitores. 

Outros municípios do AM 

Coari

Uma dos climas mais quentes está no município de Coari, onde recentemente houve até acusação do empresário Robson Tiradentes contra o prefeito Adail Filho que é pré-candidato à reeleição.

O filho do empresário Robson Tiradentes Júnior também é pré-candidato ao Executivo Municipal e estaria ganhando “terreno” na disputa. 

Sobre o caso, a assessoria de Adail Filho informou, por meio de nota, que tomou conhecimento dos áudios que considerou criminoso e que me limitou-se “a respondê-lo de forma razoável e proporcional, sem entender a origem de tantas acusações, absolutamente infundadas”.

Também afirma que tomou as medidas jurídicas cabíveis e atribuiu o caso “à proximidade do processo eleitoral em Coari”.

Outros nomes como o ex-prefeito Arnaldo Mitouso, Orlando, Messias do Lojão e o Dr. Gilberto de Deus também são comentados como pré-candidatos à Prefeitura de Coari. 

 

Parintins

 

Em Parintins, atualmente dois nomes aparecem com peso para concorrer o pleito deste ano: o atual prefeito Bi Garcia que agora faz parte do Democratas e vai tentar a reeleição e a vereadora de oposição Nega Alencar (PSD) que vem crescendo nas intenções de voto.

 

Tefé

 

O prefeito Normando Bessa de Sá é dado como certo para disputar a reeleição neste ano.

Além dele, outros nomes lembrados para o concorrer ao cargo são Nicson Marreira ou o ex-prefeito Sidônio Gonçalves.

“Nicson Ficou em 2º lugar nas eleições de 2016 apoiado por Sidônio, agora não sei qual dos dois será o candidato, mas um dos dois deve disputar”, disse uma fonte ao AM1.

O presidente do PSL e Tefé, Pr. Sinderley Alfaia é outro pré-candidato a prefeito de Tefé.