Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Política

Governadores da Amazônia Legal se reúnem em Brasília

O encontro será com embaixadores da Noruega e Alemanha e tem como pauta a busca por investimentos internacionais e negociações para o Fundo Amazônia

Governadores da Amazônia Legal se reúnem em Brasília

Reunião entre membros do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal e representantes das embaixadas da Noruega e Alemanha, principais financiadores do Fundo Amazônia, será realizada nesta sexta-feira, 13, em Brasília (DF). O governador Wilson Lima (PSC) e os demais governadores pertencentes da Amazônia Legal estão confirmados para a reunião. 

A pauta do encontro será a busca por investimentos internacionais na região e negociações para o futuro do Fundo Amazônia, que é uma modalidade de associação pública, para captar recursos, promover investimentos e executar projetos de interesse comum aos nove estados da Amazônia brasileira.

“É importante essa nossa reunião para reforçar o interesse que os governadores têm em recursos internacionais, que são fundamentais, sobretudo o Fundo Amazônia, para o desenvolvimento de alguns projetos de desenvolvimento sustentável, principalmente no Estado Amazonas”, adiantou Wilson Lima.

O governador afirma que com recursos do Fundo Amazônia, o Amazonas tem tocado projetos de desenvolvimento sustentável como manejo do pirarucu, turismo de base comunitária, que já apresentam resultados positivos, além de outros projetos em fase de estudo para gerar emprego e renda, principalmente no interior do Amazonas.

“Esse é um momento importante para que nós possamos apresentar essas propostas porque está na hora do mundo começar a refletir qual a importância da Amazônia. Você ajuda a Amazônia com recursos para dar condições mínimas para levar riqueza para o nosso povo. E riqueza a gente leva quando proporciona melhor qualidade de vida para o nosso povo”, destacou Wilson.

Além do governador Wilson Lima, o encontro vai contar com os governadores Walder Góes (Amapá), Helder Barbalho (Pará), Mauro Carlesse (Tocantins), Mauro Mendes (Mato Grosso), Antônio Denarium (Roraima), vice-governador Major Rocha (Acre), vice-governador Carlos Brandão (Maranhão), vice-governador Zé Jodan (Rondônia).

 

(*) Com informações da assessoria