Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Notícias

Prefeitos irão se mobilizar para não perder FTI, diz presidente da AAM

Governo do Amazonas quer usar R$ 263 milhões do FTI para pagar salários atrasados de terceirizados que atuam em Manaus

Prefeitos irão se mobilizar para não perder FTI, diz presidente da AAM

Foto: Reprodução

Os prefeitos do interior do Amazonas não estão gostando da proposta apresentada pelo governador Wilson Lima (PSC) de ficar com R$ 263 milhões do fundo especial criado para desenvolver os municípios. Está agendada para 25 de fevereiro uma reunião entre os prefeitos, os deputados estaduais e técnicos do Governo do Amazonas para discutir a relação.

Andreson Cavalcante diz que prefeitos não querem perder nenhum recurso do FTI (Divulgação)

Na manhã desta terça-feira (12) a vice-líder do governo na Assembleia Legislativa (Ale-AM), Joana Darc (PR), informou que os técnicos da Secretaria de Fazenda (Sefaz) buscam “uma maneira legal” para que os recursos do FTI sejam usados com pagamento de salários e compra de insumos, como quer o governo. A mensagem do governo deve chegar ainda esta semana no parlamento.

Questionado pela reportagem sobre perder essa verba, o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito de Autazes, Andresson Cavalcante (Pros), desmentiu o presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, deputado Fausto Júnior (PV), ao afirmar que os prefeitos não aceitaram, ainda, perder o recurso.

“A gente quer dialogar com o governo, de modo que não seja uma decisão tomada da noite para o dia. Tem que ter diálogo. As prefeituras vão se mobilizar para não perder esse recurso. O interior  não pode perder esse recursos”, afirmou Cavalcante.

O presidente da AAM disse ainda que se o recurso pretendido pelo governo for usado somente para o pagamento de salários atrasados de trabalhadores terceirizados de cooperativas “não atenderá ao interior”.

“Não temos cooperativas nos hospitais dos municípios. Recebemos apenas os insumos da Susam. Os recursos são poucos e ainda querem retirar dos municípios para pagar investir na capital? Aí é difícil”, afirma Cavalcante.