Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Política

Projeto que criminaliza Caixa 2 é aprovado pela CCJ do Senado

Matéria foi aprovada por 17 votos a dois e também estipula pena de até cinco anos de prisão, podendo chegar a oito anos e quatro meses em alguns casos

Projeto que criminaliza Caixa 2 é aprovado pela CCJ do Senado

Comissão votou o projeto em caráter terminativo, ou seja, não precisa ir ao plenário para apreciação, (Foto: Michael Melo/ Metrópoles)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, por 17 votos a dois, o projeto que criminaliza o caixa dois e estipula pena de até cinco anos de prisão, podendo chegar a oito anos e quatro meses em alguns casos. A votação, realizada na manhã desta quarta-feira (10/07) teve caráter terminativo, ou seja, não precisará passar pelo plenário e, portanto, poderá seguir direto para análise da Câmara dos Deputados.

A proposta faz parte do projeto anticrime elaborado pelo atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Devido à tramitação lenta na Câmara, o projeto havia sido reapresentado no Senado por Eliziane Gama (PPS-MA) e, na semana passada, o relator senador Marcio Bittar (MDB-AC) apresentou parecer favorável, com algumas modificações.

De acordo com o projeto, fica estabelecido como crime “arrecadar, receber, manter, movimentar ou utilizar” recursos e bens que não tenha sido declarados na prestação de contas, ou tenham sido declarados de forma errada, além de proibir “doar, contribuir ou fornecer” recursos nessa condição.

A pena sugerida é de dois a cinco anos de prisão. Contudo, pode ser aumentada de um a dois terços se os recursos utilizados forem provenientes de crime, ou se o autor do crime for servidor público. “É notório que o abuso de poder econômico, com a utilização de grandes quantias de dinheiro, tem a capacidade de interferir no resultado das eleições, o que é inadmissível em uma democracia”, afirma o relator, Marcio Bittar.

Andamento
Presidente do colegiado, a senadora Simone Tebet (MDB-MS), esclareceu a estratégia de trabalhar a pauta em duas frentes, com a aprovação do PL 1.865/2019, além do pacote das “Dez Medidas Contra a Corrupção” onde o tema também é abordado, ao lado de outros assuntos. Simone acredita que “no mês de Agosto, todo o pacote poderá ser analisado pelos senadores e encaminhado para a deliberação da Câmara”.Tebet explica que a comissão pode ter “a palavra final sobre dois dos três projetos desmembrados do Pacote anticrime: os PLs 1.864 e 1.865, só irão ao Plenário em caso de requerimento especial. Caso contrário, poderão seguir diretamente para a Câmara”, adiantou.

A presidente do colegiado explicou ainda: “após a leitura hoje do parecer do senador Marcos do Val (PPS-ES), sobre o PL 1.864/2019, “a matéria ficará para análise na primeira reunião, no mês de agosto com a discussão, eventual pedido de vista e votação do parecer”. A proposta trata de diversas alterações nos códigos Penal (Decreto-Lei 2.848, de 1940) e de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689, de 1941).

Também em agosto, será deliberado outro projeto do Pacote, o PLP 89/2019, que trata do julgamento de crimes comuns conexos ao processo eleitoral para ser realizado pela Justiça comum. Ao contrário dos anteriores, o PLP 89/2019 terá que passar pelo Plenário, por se tratar de projeto de lei complementar. O relator da terceira frente do pacote é o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

(*) com informações do Metrópoles