Manaus, 29 de março de 2024
×
Manaus, 29 de março de 2024

Política

Sergio Moro sai atirando e diz que Bolsonaro não cumpriu acordos

Em pronunciamento oficial, Sergio Moro declarou que o último ato do presidente foi oficialmente uma mensagem de que ele não queria mais o ministro no cargo

Sergio Moro sai atirando e diz que Bolsonaro não cumpriu acordos

Durante a manhã desta sexta-feira, 24, o Ministro de Justiça Sérgio Moro, convocou uma coletiva de imprensa para se pronunciar sobre a exoneração do diretor geral da Polícia Federal Mauricio Valeixo e anunciar sua demissão do Ministério da Justiça.

“A única condição que pedi ao assumir o Ministério da Justiça era de que a minha família não fosse desamparada já que eu deixaria a magistratura por dois anos, me permito dizer que o presidente assentiu com todas as minhas condições e de que me foi prometido carta branca e toda autonomia no cargo.”

Moro lembrou que em conversas inciais sobre a possibilidade de assumir o Ministério da Justiça foi prometida toda autonomia para escolhas no elenco da Polícia Federal, segundo ele a única indicação feita por ele foi a direção geral da PF, com Mauricio Valeixo.

“Pra mim esse último ato também é uma oficialização de que o presidente me quer realmente fora do cargo. Essa precipitação, não vejo ai muitas justificativas. Eu tenho até outras convergências, tive muitas convergências, mas não vou falar sobre essas outras convergências, fica para um outro momento. Esse último ato é contra minha biografia e eu não tinha como aceitar essa demissão, tenho que preservar minha biografia mas acima de tudo o compromisso que eu fiz com o presidente ao qual era de estarmos firmes no combate à corrupção e o crime organizado. ” declarou o Ministro

Sobre o futuro, Sérgio Moro disse que pretende descansar e procurar outro emprego, o ex-ministro declarou que sempre vai estar à disposição desse país sob o mandamento do ministério da justiça que é fazer a coisa certa sempre.

“Nós tínhamos um compromisso, eu fui fiel a esse compromisso, eu acho que to sendo fiel a esse compromisso no momento em que eu me encontro aqui no ministério da justiça, infelizmente não tenho como persistir nesse trabalho sem autonomia da Polícia Federal ou sendo forçado a sinalizar positivamente em interferência políticas. No futuro vou começar a empacotar minhas coisas e providenciar aqui a minha carta de demissão.”

Em coletiva, Moro esclareceu que espera que a substituição seja por uma opção técnica e não pessoal, ele acredita que o presidente tenha capacidade para isso.

“Vou procurar um emprego, não enriqueci com a vida pública, e sempre vou estar à disposição desse país mas sempre com o mandamento da justiça que é o de fazer a coisa certa. Muito obrigado” finalizou o ex-ministro.