Manaus, 23 de abril de 2024
×
Manaus, 23 de abril de 2024

Cidades

Praça 14 sofre com as fortes chuvas deste domingo em Manaus

A Defesa Civil do Amazonas alerta para os incidentes em decorrência de alagamentos e desbarrancamentos, e o Inmet diz que o alerta é laranja para todo o AM.

Praça 14 sofre com as fortes chuvas deste domingo em Manaus

(Fotos: Divulgação| Arte: AM1)

Manaus (AM) – Todas as zonas de Manaus serão tomadas por chuvas intensas neste domingo (24), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta laranja para chuvas no Amazonas.

Conforme o Inmet, a previsão é de muitas nuvens durante todo o dia, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Ao Portal AM1, moradores do beco Ayrão, no bairro Praça 14 de Janeiro, relataram que a chuva já atinge diversos quintais, com áreas alagadas.

A Defesa Civil alerta para os incidentes em decorrência de alagamentos e desbarrancamentos que podem ocorrer, principalmente, em locais de risco, como os próximos aos igarapés e barrancos. Também há risco de falta de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Para esses casos a Defesa Civil informa que o disque 199 do órgão está disponível para orientações e acionamentos. Mas alerta, ainda, que os cidadãos procurem local seguro para se abrigar.

Alerta Laranja

O alerta laranja é quando há um grau de gravidade e perigo, de acordo com o Inmet. O alerta serve também para os municípios de Borba, Codajás e Coari.

As chuvas devem ser entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, e os ventos podem ser intensos, com médias entre 60 a 100 km/h.

Alerta de inundação

De acordo com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenadi) há um alerta de inundação para Manaus, com a possibilidade de ocorrência de enxurrada em áreas urbanas com alta declividade.

Alerta aos motoristas

Motoristas devem ficar atentos, pois a baixa visibilidade durante as chuvas pode provocar acidentes de trânsito.

Veja como ficou o bairro Praça 14 na manhã deste domingo:

(*) Colaborou Cristiane Holanda (Portal AM1)

LEIA MAIS: