MENU

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Prefeito Bi Garcia ataca de populista e sorteia prêmios em Parintins

Prefeito Bi Garcia estaria se apoiando em uma 'tradição populista', com objetivo de dar publicidade à sua imagem, possivelmente pensando nas eleições 2022, conforme avaliou o sociólogo Luiz Antônio Nascimento
• Publicado em 10 de maio de 2021 – 11:58
bi garcia
Foto: Reprodução

Parintins/AM – Parecendo um dos apresentadores de televisão mais famoso do Brasil, Sílvio Santos, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, resolveu sortear mais de 600 prêmios para a população carente da zona rural do município. O evento que durou mais de 4 horas, no último sábado (8), também contou com a presença da esposa de Bi Garcia, a primeira-dama e Miss Brasil 2018, Mayra Dias.

Embora o evento estivesse sem o público alvo, sendo transmitido ao vivo pelas redes sociais, houve certa aglomeração entre os organizadores e servidores da prefeitura durante os trabalhos.

“Seguindo a tradição de nossos governos, realizamos mais um grande Show de Prêmios do Dia das Mães. Neste ano, entregamos mais de 600 prêmios a mães da cidade e zona rural inseridas no Cadastro Único e participantes de programas sociais da Prefeitura de Parintins. Mais de 20 mil chefas de família concorreram a valiosos brindes”, escreveu Bi nas redes sociais.

Leia mais: Deputados do Amazonas divergem sobre sistemas de voto no Brasil

Apesar de parecer uma atitude beneficente, conforme apontado pelo advogado Dr. Hélio Figueira, a atitude de Bi Garcia é curiosa e vai na contramão dos demais prefeitos do interior.

“Trata-se de ação beneficente e sem cobrança de contrapartida (não é pago, obviamente). Não há, a princípio vedação legal específica, desde que na prática do ato administrativo sejam observados os princípios da moralidade, impessoalidade, probidade, ética etc”, afirmou o advogado.

Já o sociólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Luiz Antônio Nascimento, atribui a distribuição de presentes à uma ação “populista” do prefeito Bi Garcia, que possivelmente já estaria de olho nas eleições de 2022.

“Veja, como o Prefeito afirma, trata-se de uma “tradição de governo”, tradição populista cujo objetivo é claro, é a publicidade da imagem do governante com vistas as eleições 2022.
Sem acesso a informações sobre a origem dos prêmios e a fonte de financiamento não se pode indicar a licitude ou não, mas em tempos de agravamento do desemprego e fome, a sociedade espera por vacina, comida e empregos e não circo”, criticou o especialista.

Nas redes sociais, o prefeito divulga que foram mais de 600 prêmios sorteados e que deverão ser entregues aos ganhadores. Porém, na relação de prêmios e sorteados solicitada pela reportagem à assessoria de comunicação da prefeitura, foi verificado que 577 pessoas foram beneficiadas.

Procurada, o órgão afirmou que esse evento é realizado há 12 anos e que as pessoas sorteadas fazem parte do Cadastro Único e que o principal objetivo é “homenagear as mães”.

“Há 12 anos a Prefeitura realiza a festa em homenagem às mães. Devido à pandemia, o sorteio não ocorreu com presença de público, sendo promovida através de live. As pessoas sorteadas compõem o Cadastro único e fazem parte de programas sociais promovidos pelo Município. O principal objetivo com a realização do evento é homenagear as mães, presenteando com diversos prêmios. Toda a premiação sorteada não é comprada pela Prefeitura, mas sim são frutos de doações”, diz a nota.

Foi informado, ainda, que os prêmios não foram adquiridos pela Executivo Municipal, mas sim doados. O Portal Amazonas também solicitou uma lista das pessoas ou entidades que fizeram as doações dos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, mas a assessoria de comunicação de Parintins afirmou não ter o documento.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap