Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Política

Prefeito de Presidente Figueiredo, que já foi barrado na Lei da Ficha Limpa, é cassado

Prefeito de Presidente Figueiredo, que já foi barrado na Lei da Ficha Limpa, é cassado

A comissão foi instalada nesta sexta-feira, 22. (Foto: Reprodução)

O prefeito do município de Presidente Figueiredo (107 quilômetros de Manaus), Romeiro Mendonça e o vice, Mário Abrahão, ambos do PDT de Amazonino Mendes, tiveram os mandatos cassados na manhã desta quinta-feira (14), pelo juiz eleitoral da 51º Zona Eleitoral, Odílio Pereira Costa. O processo, que tramita no município do interior, deve ser publicado no Diário Oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM) desta sexta-feira (15).

Em nota, Romeiro e Mário afirmam que reverterão a decisão, provando não haver argumentos ou provas para a não continuidade dos mandatos. Tão logo sejam notificados sobre a decisão, eles disseram que tomarão as medidas judiciais cabíveis, interpondo recurso para reafirmar a inexistência de qualquer ilícito ou irregularidade, em nome da vontade da população que os elegeram, segundo eles.

Romeiro, que já foi prefeito do município em 2000 a 2004, teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), por irregularidades encontradas no convênio firmado entre a prefeitura e Ministério do Meio Ambiente para a construção de um aterro sanitário. Em 2012, teve o registro de candidatura negado pelo TRE/AM, com base na Lei da Ficha Limpa, conseguindo concorrer com recurso. Nas eleições de 2016, também teve o registro de candidatura deferido com recurso, e eleito com 49,18% dos votos.

* Da Redação