Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Prefeitura afirma que licitação para UBSs Móveis será concluída

A contratação de locação prevê quatro veículos adaptados e equipados para a área da saúde

Prefeitura afirma que licitação para UBSs Móveis será concluída

A previsão para que as unidades móveis comecem a funcionar é em janeiro de 2020.

A nova frota de veículos que irá compor as Unidades Básicas de Saúde Móveis (UBSs Móveis) foi destaque em matéria especial do Amazonas1 na manhã desta quarta-feira, 30, que apontou que a contratação está orçada em R$8 milhões. Nesta noite, a Prefeitura de Manaus divulgou que o processo de licitação para o início da oferta desses serviços está sendo concluído. A previsão para que elas comecem a funcionar é em janeiro de 2020, conforme apontou a reportagem do Amazonas1.

A homologação do resultado, publicada na edição 4.708 do Diário Oficial do Município (DOM), viabiliza a contratação de serviços de locação de quatro veículos tipo semirreboque, furgão de alumínio, para composição de UBSs móveis, adaptados e equipados para a área da saúde, conforme condições estabelecidas no Termo de Referência. A licitação foi vencida pela empresa Truckvan Indústria e Comércio Ltda.

“A determinação que dei ao secretário de Saúde, Marcelo Magaldi, é para que as estruturas ofereçam tudo o que as nossas UBSs já oferecem, levando o atendimento aos bairros onde a necessidade for maior. É levar as ações de saúde preventivas para mais perto das pessoas, principalmente das mulheres de Manaus”, explicou o prefeito Arthur Virgílio Neto.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), as Unidades Básicas de Saúde Móveis vão oferecer todos os serviços de uma UBS, com a vantagem de poder se deslocar, chegando a localidades onde ainda não existam unidades da prefeitura, preenchendo os chamados vazios assistenciais. Além disso, os novos veículos vão oferecer serviços que as antigas carretas não ofereciam, porque realizavam apenas exames.

“São unidades de saúde móveis, que têm como objetivo levar toda a estrutura de uma unidade de saúde para aqueles lugares onde tem o vazio assistencial. Vamos levar equipes preparadas nessas unidades móveis, que vão ter farmácias, atendimentos de estratégia da saúde da família, enfermeiros, médicos, enfim, é um grande avanço que o prefeito Arthur Neto lançará o mais breve possível”, reforçou o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

Após a conclusão da licitação e da assinatura do contrato, a empresa tem 60 dias para a adequação e transporte dos veículos até Manaus.

(*) Com informações da assessoria