Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Interior

Prefeitura de Parintins nega morte de paciente pela doença da ‘urina preta’

Prefeitura afirma que o paciente faleceu em virtude de choque séptico de foco pulmonar, insuficiência renal aguda e sepse de foco pulmonar, sem ligação com a rabdomiólise

Prefeitura de Parintins nega morte de paciente pela doença da ‘urina preta’

Foto: Márcio Silva/Portal AM1

PARINTINS, AM – A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Parintins, emitiu uma nota, nesta segunda-feira (13), negando que um paciente da cidade tenha vindo à óbito em razão da ‘doença da urina preta’, a rabdomiólise. O surto teve início em agosto deste ano e os casos vêm aumentando a cada dia.

Ao todo, já são 61 pessoas que registraram ter sofrido a infecção, sendo 37 em Itacoatiara (um óbito); quatro em Silves; quatro de Borba; quatro em Parintins; quatro em Maués, três em Manaus, dois em Urucurituba; um em Manacapuru; um em Caapiranga e um em Autazes.

Porém, de acordo com a Prefeitura de Parintins, não há registro de óbitos no município em razão da doença, conforme circulou nas redes sociais.

Leia mais: ‘Doença da urina preta’ derruba venda de peixes na Panair

“A informação oficial é que o paciente Alexandre Cidade Ramos faleceu em virtude de choque séptico de foco pulmonar, insuficiência renal aguda e sepse de foco pulmonar, não havendo ligação relatada com a rabdomiólise, ou Doença de Haff”, diz a nota.

A substância tóxica encontrada em alguns peixes de água doce deixa lesões e pode danificar os rins de quem consumir o alimento, causando dores abdominais e a urina com cor de café.

Leia mais: Autoridades confirmam avanço da ‘urina preta’ no Amazonas: 10 cidades e 61 casos

Leia a nota na íntegra

“A Secretaria Municipal de Saúde afirma que não procede a informação de que um paciente do município de Parintins teria falecido em decorrência da rabdomiólise, em Manaus.

A informação oficial é que o paciente Alexandre Cidade Ramos faleceu em virtude de choque séptico de foco pulmonar, insuficiência renal aguda e sepse de foco pulmonar, não havendo ligação relatada com a rabdomiólise, ou Doença de Haff.

A Secretaria de Saúde de Parintins está em constante comunicação com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, em Manaus, para notificação dos casos de rabdomiólise e as informações de Manaus também são feitas às autoridades de saúde de Parintins para as devidas providências.

Secretaria Municipal de Saúde de Parintins”

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.